DESIGN

Mojobrands

Shortlist

G. DESIGN AMBIENTES. Sinalética

O desafio passou por fazer com que a navegação no espaço fosse uma experiência mais intuitiva, agradável e atrativa. O conceito baseou-se no ponto, elemento principal da identidade da marca, mais concretamente num ponto de chegada e partida para os carros e um ponto de entrada e saída para os peões. Os círculos que se expandem pelas paredes do espaço são referências visuais que guiam os usuários, nas zonas de passagem e pagamento. Convidámos uma artista plástica para colaborar na conceção gráfica. Os grafismos dinâmicos que criou integram-se perfeitamente no conceito do Parque, refletindo os movimentos dos carros. A sinalética direcional do espaço surgiu, precisamente, da união gráfica entre o círculo e o traçado retilíneo da artista.

O Ávila Parques é um parque de estacionamento localizado no Porto, a dois passos do Hospital de São João, rodeado por uma vasta área de comércio e restauração. O desafio proposto foi estabelecer uma comunicação visual e sinalética imediata e apresentá-la de uma forma artística a quem o visita, para trazer algo mais aos clientes sem prejudicar a finalidade do espaço.

Embora um parque deva ser um local que promove a segurança e funcionalidade, não tem que ser sombrio ou desinteressante. Portanto, era também importante dar vida e movimento para que este espaço se tornasse numa referência de inovação no setor. Da união entre o círculo e o traço da artista conseguiu-se um espaço com um caráter orgânico, arrojado e, essencialmente, de cinesia e arte. Cores luminosas, padrões de sinalização, traços fluídos e os círculos que se intercetam, criam áreas de fácil mobilidade e uma sinalização clara e eficaz para viaturas e pedestres. O círculo e o traço da artista transformaram um parque de estacionamento genérico e indistinto num espaço moderno, funcional e cheio de movimento, aliando segurança, conforto e mobilidade à arte.

Tiago Barquinha

Rosa Azevedo