DESIGN

André Cruz Studio

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Corporativa

O design deste programa evoca fundamentalmente as palavras emergência, alegria, pessoas e festa. Festa, na ideia defendida por H. Lefebvre, na qual a revolução é feita pelo encontro e pela proximidade. Cada página é uma aventura visual. O programa é todo dividido horizontalmente: a área inferior é dedicada ao que constitui o território minhoto e parte superior é o que emerge deste território – a criação, ação e movimentos culturais. Foram produzidas fotos para o programa nas quais os canais de cor foram alterados. O que seria CMYK, foi substituído por 4 cores directas dando origem a novas leituras – quasi psicadélicas – sobre o território minhoto assim como a novos encontros (literais: através do overprint). A festa/caos tipográfico ajuda a exprimir a heterogeneidade de cada evento.

Como desenhar um programa anual para uma companhia de teatro cujo campo de ação está presente em 5 municípios do Alto Minho? O programa artístico para o ano 2023 assenta na ligação e declinação de 3 palavras: desejo, emergência e alegria. Emergência no sentido do que é urgente mas também no sentido de trazer à superfície, imergir. Neste propósito, toda o programa convoca a frase de Almada Negreiros: "A alegria é a coisa mais séria da vida". Citando o editorial da directora da companhia, Magda Henriques: «Criamos imagens alternativas ao imaginário da catástrofe, porque "Este mundo está grávido de outros mundos que só precisam do nosso entusiasmo para nascer", disse mais ou menos assim, um dia, Eduardo Galeano.»

Produtor

Diário do Porto