DESIGN

Silvadesigners

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

A segunda parte do livro é composta por uma seleção de notícias, tributos, memórias, ensaios, fotografias e desenhos dedicados a Bordallo, uma fortuna crítica incomparável e rara no contexto português. Raphael Bordallo Pinheiro foi louvado em vida e continuamente lembrado após a morte. Passados que são 117 anos do seu desaparecimento, a sua obra continua a despertar a curiosidade e nela descobrimos traços de modernidade que o tempo não apaga. Com traço certeiro, Raphael aponta a dedo, e a lápis, as injustiças praticadas pelos poderes instituídos e expõe os infortúnios vividos pelo povo simples, ignorante e pobre, sem perspetivas de mudança. Moldado pelos ideais republicanos, denuncia a tirania e defende a integridade moral no exercício do governo público. 368 páginas mais guardas.

Quase Todo o Bordallo Isabel Castanheira Construir um livro sobre Raphael Bordallo Pinheiro é percorrer um itinerário surpreendente e sempre imprevisível sobre a obra do homem que a concebeu e que considero o mais ilustre artista do século XIX português. O título Quase Todo o Bordallo assume a impossibilidade de um catálogo raisonné, reproduzindo toda a obra gráfica, dada a incomensurável produção de 36 anos de trabalho fecundo e ininterrupto. Este livro compõe-se de duas partes distintas. Na primeira, organizada cronologicamente, são apresentadas ilustrações para os mais diversos suportes: jornais, almanaques, anúncios, ementas, calendários, pautas musicais, folhetos de homenagem, etc., permitindo uma compreensão sequencial das suas preocupações temáticas e registos gráficos.

Jorge Silva, Joaquim Guerreiro, Andreia de Almeida

Isabel Castanheira