PUBLICIDADE

UZINA

Bronze

D. OUTDOOR. Campanha Outdoor / Mupi ou Poster

Durante 20 anos a mesma notícia foi repetida em todo o mundo: “1 em cada 10 europeus foi concebido numa cama IKEA.” Um número falso e sem base científica que nunca ninguém questionou. Porquê? Porque é bem provável. Esta é a maior prova que podíamos ter de que, na IKEA, "O Design É Para Todos". Então, iniciámos uma campanha onde apresentámos estatísticas IKEA prováveis. Na 1ª fase, produzimos mupis nacionais com probabilidades IKEA do dia-a-dia. As perguntas que levantámos começaram uma conversa nacional. Então, a 2ª fase da campanha trouxe a Söndagem IKEA para a rua. Fizemos um take over à estação do Marquês de Pombal e transformámos as pessoas em estatísticas ao vivo através da interação (mesmo que involuntária) com os mupis.

A IKEA é uma love brand em Portugal desde que abriu a primeira loja em 2004. Nos últimos 20 anos a concorrência cresceu com a entrada de marketplaces e retalhistas que ameaçam a quota de mercado e o posicionamento da marca. Com o aumento do preço das matérias-primas, energias e ainda a inflação a afetarem o mercado, até a IKEA se viu obrigada a subir os preços dos produtos numa categoria já de si sensível ao preço. Um desafio enorme para uma marca acessível a todos. Em simultâneo, Portugal é dos países com menor poder de compra da Europa e atravessa uma crise de habitação com os valores das casas e rendas a subir. Era necessário criar uma plataforma de comunicação duradoura que ajudasse a manter a quota de mercado, relembrando o propósito da marca: tornar o design acessível a todos.

Esta foi a campanha IKEA com maior sucesso dos últimos anos em brand awareness, likeability e valores de negócio. A marca cresceu em todas as métricas durante a campanha, reforçando a liderança em Portugal: +8% top-of-mind awareness 70% (+4%) claimed purchase 74% (+4%) intenção de compra 80% (+7%) consideração espontânea +17% receita (6 meses da campanha Vs. mesmo período do ano anterior) 27M (+599%) impressões digitais 4:14 min. (+180%) tempo médio no site IKEA (Söndagem IKEA VS. outras páginas IKEA) +40 mil pessoas participaram na Söndagem IKEA (4x o objetivo) +515 mil respostas recolhidas na Söndagem IKEA "Fits My Budget" e "Value Proposition" reforçados Vs. a concorrência — Kantar Retorno media: +28.400€ AVE

Andreia Ribeiro

Susana Albuquerque

Pedro Barroso, Micael Nunes