O Design É Para Todos
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E. MEIOS DIGITAIS. Campanhas Digitais

Título da peça

O Design É Para Todos

Anunciante

IKEA

Agência

Agência/Estúdio/Agência In House

Agência

UZINA
https://uzina.com/

Prata

E. MEIOS DIGITAIS. Campanhas Digitais

Briefing

Durante 20 anos a mesma notícia foi repetida em todo o mundo: “1 em cada 10 europeus foi concebido numa cama IKEA.” Um número falso e sem base científica que nunca ninguém questionou. Porquê? Porque é bem provável. Esta é a maior prova que podíamos ter de que, na IKEA, "O Design É Para Todos”. Então, criámos uma campanha integrada com esta e outras estatísticas prováveis e os meios digitais criaram engagement com a campanha. Lançámos filmes, posts e stories em YouTube, Facebook e Instagram que se tornaram conversa nacional. Impulsionámos a ideia com digital influencers e lançámos uma Söndagem nacional. Milhares juntaram-se à Söndagem IKEA no site e stories de votação. Com as respostas, fizemos uma terceira fase da campanha, transformando os dados obtidos em nova comunicação digital.

Descrição

A IKEA é uma love brand em Portugal desde que abriu a primeira loja em 2004. Nos últimos 20 anos a concorrência cresceu com a entrada de marketplaces e retalhistas que ameaçam a quota de mercado e o posicionamento da marca. Com o aumento do preço das matérias-primas, energias e ainda a inflação a afetarem o mercado, até a IKEA se viu obrigada a subir os preços dos produtos numa categoria já de si sensível ao preço. Um desafio enorme para uma marca acessível a todos. Em simultâneo, Portugal é dos países com menor poder de compra da Europa e atravessa uma crise de habitação com os valores das casas e rendas a subir. Era necessário criar uma plataforma de comunicação duradoura que ajudasse a manter a quota de mercado, relembrando o propósito da marca: tornar o design acessível a todos.

Resultado

Esta foi a campanha IKEA com maior sucesso dos últimos anos em brand awareness, likeability e valores de negócio. A marca cresceu em todas as métricas durante a campanha, reforçando a liderança em Portugal: +8% top-of-mind awareness 70% (+4%) claimed purchase 74% (+4%) intenção de compra 80% (+7%) consideração espontânea +17% receita (6 meses da campanha Vs. mesmo período do ano anterior) 27M (+599%) impressões digitais 4:14 min. (+180%) tempo médio no site IKEA (Söndagem IKEA VS. outras páginas IKEA) +40 mil pessoas participaram na Söndagem IKEA (4x o objetivo) +515 mil respostas recolhidas na Söndagem IKEA "Fits My Budget" e "Value Proposition" reforçados Vs. a concorrência — Kantar Retorno media: +28.400€ AVE

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Diretor Criativo

Andreia Ribeiro

Diretor Criativo Executivo

Susana Albuquerque

Diretor de Arte

Pedro Barroso

Social Media Manager

Cátia Matias

Designer

Pedro Barroso, Sofia Brajal

Redator

Fernando Silva

Motion Graphic Designer

Joana Esteves, João Marques

UX Designer

Liliana Guilherme

UI Designer

Liliana Guilherme

Estratega

João Maria França Martins

Diretor de estratégia

Rita Martins

Diretor de Contas

António Ataíde

Executivo de Contas

Carolina Pinheiro

Social Media Manager

Cátia Matias

Marketeer (nome do cliente)

Mónica Nogueira de Sousa

Data de início de veiculação do trabalho

28/09/2022

Responsável

28/09/2022
O Design É Para Todos
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Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

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