O nosso coração só tem uma cor: Rita e Blanco. No Dia Mundial da Poesia, convidámos uma das atrizes mais conceituadas do público português para, em conjunto com a Betclic, prestar uma justa homenagem às frases mais poéticas da cultura futebolística nacional. Uma verdadeira ode ao futebol, se quisermos. Melhor ainda: uma odd. Mas não fomos tão longe. Porque, trocadilhos à parte, é preciso mais poesia no futebol, dentro e fora de campo.
Todos concordamos: falta poesia ao futebol.
Infelizmente, dizer isto é uma faca de dois legumes.
Felizmente, ao longo de décadas, fomos coleccionando pérolas de jogadores, treinadores e comentadores que ficaram para a história. Frases que fazem parte do nosso imaginário comum, mas às quais talvez não demos tanto valor como deveríamos.
Tendo em conta o quão inesperado é para uma marca como a Betclic fazer um vídeo tão poético, a verdade é que a campanha bateu mais do que leve, levemente: face ao abismo, demos um passo em frente e atingimos um alcance orgânico de 976 966 e um engagement orgânico com +7000 likes, partilhas, interações e comentários, incluindo o comentador desportivo Luís Freitas Lobo. Certo é que não vamos ganhar nenhum Nobel da literatura. Mas que estes poetas mereciam, lá isso mereciam. Independentemente disso, estamos felizes porque estamos contentes. E isso é tudo o que importa.
André Leite, Álvaro Silveira
Diretor Criativo Executivo
César Sousa
Jorge Dias, Fábio Franco, Beatriz Rações
Ana Paiva, Renato Navarro
Igor Van Krieken, Ricardo Correia
João Gomes, António Santos
Marketeer (nome do cliente)
Ricardo Domingues, Ricardo Malaquias, Miguel Domingues, Pureza Sousa
Data de início de veiculação do trabalho
21/03/2023