DESIGN

Studio Eduardo Aires

Prata

A. BRANDING. Logótipo

No regresso ao edifício renovado (Setembro de 2022), a marca Bolhão transporta história e relação com a identidade visual da cidade. Uma filiação de ordem tipográfica e compositiva, que faz igualmente uso da retícula evocativa do azulejo. Cromaticamente, desenvolve-se no sentido de uma maior harmonia com o edifício e os seus acabamentos. Funde-se com a cidade, ao estar inscrita na calçada circundante, e com o interior do mercado, já que o projecto de sinalética recupera memória e materialidade. Em azulejo, a sinalética dos arruamentos interiores refere-se agora à toponímia da cidade, invocando-a. A marca Bolhão prevê ainda poder ser “da época”, adaptando-se a festas e sazonalidades, comunicando os ciclos, e a vida, do mercado e da cidade.

A marca Bolhão resulta de uma estratégia que se começou a desenhar em 2018, aquando da abertura do Mercado Temporário do Bolhão (MTB). A sua concepção começou nesse momento e previu a filiação do MTB na gramática da identidade visual da cidade do Porto. Com a articulação de elementos reconhecíveis dessa identidade, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis.

Eduardo Aires

Eduardo Aires