DESIGN

Studio Eduardo Aires

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Capa de Livro ou Revista

O projecto “The Pop Collection” consistiu no redesenho da imagem (capas) dos livros da colecção de bolso da Livraria Lello. As capas, exclusivamente tipográficas, exploram as características do tipo de letra desenhado por Dino dos Santos (no contexto do projecto de rebranding), em particular as suas distintivas ligaturas. Uma capa dura com revestimento têxtil recebe uma sobrecapa à francesa, procurando-se, nestas justaposições, articulações cromáticas pregnantes. O padrão das guardas, com o icónico monograma da Livaria, e o fitilho, contrastantes, reforçam a pregnância cromática da colecção. Em linha com a nova identidade gráfica, a “The Pop Collection” posiciona-se entre o respeito pelo património histórico, literário e tipográfico e a ousadia da abordagem cromática.

A Livraria Lello pretendeu relançar e aumentar o número de títulos da sua coleção de bolso de clássicos da literatura universal, iniciativa integrada na operação de rebranding da marca. “The Pop Collection” estende a coleção lançada em 2018, “The Collection”, e engloba títulos como “Orlando” e “Frankenstein”, num total de 43 títulos da literatura clássica. O projecto pretendeu marcar a introdução da nova imagem da Livraria, explorando a sua linguagem cromática.

Eduardo Aires

Eduardo Aires