Ao lermos as sinopses oficiais da série, notámos que mesmo elas tinham dificuldades em escolher o termo apropriado para descrever a personagem. "Não binária”, “Trans”, “Gender Fluid”...Não havia consenso. Então, tivemos a certeza. Era preciso começar pelo início. Pelo ABC. Criámos o ABCLGBTQIA+, um novo glossário de linguagem inclusiva criado para ensinar o país inteiro, que fornece material didático de fácil aprendizagem (em vídeo, texto e áudio). Livre de direitos, pode ser reutilizado por qualquer pessoa, marca ou instituição. Com o glossário online e as palavras por toda a media, o impacto foi enorme. E o ABCLGBTQIA+ é hoje um programa de formação em Universidades Sénior, num esforço de transformar os mais conservadores, num dos maiores símbolos de tolerância que esta causa poderá ter.
Para o lançamento em Portugal de "Sort Of", uma nova série sobre uma pessoa não binária que se identifica pelos pronomes “they/them”, o desafio era grande: como comunicar com uma vasta audiência num país com uma das populações mais envelhecidas da Europa, de maioria católica e conservadora.
O briefing pedia também ênfase na protagonista, já que era a primeira vez em Portugal que uma série de televisão teria como personagem principal uma pessoa não binária.
O ABCLGBTQIA+ teve um papel inédito no debate público, que foi muito além do mês do orgulho e de Portugal. Como resultado:
+15M Earned Media Impressions;
+€5M Media Value;
118 Artigos de Opinião;
75 países visitaram a plataforma;
34 países descarregaram o glossário;
+18.000 ficheiros descarregados (texto, áudio e vídeo);
+30.000 sessões registadas;
1:49min de tempo médio de interacção, o equivalente a aprender 10 termos;
Com 0€ investidos em influencers, o ABCLGBTQIA+ teve o apoio espontâneo de figuras públicas e políticas, incluindo a estrela mundial Anitta;
Devido à resposta surpreendente, a ILGA está agora a reproduzir o programa educativo para várias universidades senior em todo o país;
A FOX Life teve o seu melhor mês num ano e superou os seus concorrentes diretos.
Hellington Vieira, Miguel Durão
Diretor Criativo Executivo
Hellington Vieira
Sílvia Matias, Ricardo Leandro
Rafael Canário, Catarina Moreira
Nuno Vaz, Jan Carr, Maria João Carvalho
Hellington Vieira, Teresa Rio, João Ribeiro
Hellington Vieira, Teresa Rio, João Ribeiro
Rafael Canário, Catarina Moreira
Soraia Ferreira, Dulce Alves, Hugo Pacheco
Diretor de Contas de Meios
Ana Oliveira
Marta Barreiros, Mafalda Campos
Planeador de Meios Digitais
Daniel Soares, Lourenço Almeida
Marketeer (nome do cliente)
Teresa Rio
Data de início de veiculação do trabalho
08/06/2022