DESIGN

www.thisispacifica.com

Ouro

B. DESIGN GRÁFICO. Peça Pontual

O Tijolo é um assunto central no projeto de arquitetura de 1200mts2 e centenas de milhares de tijolos, feitos à mão, maciços, empilhados sem uma emenda. Honramos o tijolo transformando-o em livro. Em colaboração com Mestres artesãos, criamos o Livro de [Tijolo] a partir do pó. Produzida artesanalmente com a mesma matéria-prima, tamanho e cor da casa, a primeira edição é composta por 200 livros.

O Livro de [Tijolo] é uma peça da casa, para ser apresentado a potenciais investidores, arquitetos e membros da comunidade artística. O tamanho do tijolo determina o volume interior. Partindo da imperfeição do tijolo, foi atingida uma perfeição matemática do livro: 205mm por 95mm e exatamente 340 páginas.

A Primosfera é uma empresa de Real Estate familiar e independente que valoriza a autenticidade, a sustentabilidade e a atenção aos detalhes na seleção de materiais de construção. A Casa de Tijolo é um projeto memorável. Desenhado pelo Atelier de Arquitectura Aires Mateus, inspirado nas casas romanas com pátios interiores, é inteiramente construído com tijolos artesanais do Alentejo. Fomos desafiados a criar uma peça que pudesse promover e perpetuar o projeto.

“Dentro de cada Tijolo mora a história de algo maior.”
– Manuel Aires Mateus (Arquitecto)

O Livro de [Tijolo] é uma obra manual produzida com materiais naturais do solo português. Selecionamos cuidadosamente materiais que otimizam a pegada de carbono do projeto, como argila local para o livro e papel reciclado para o miolo. A tecnologia LED foi usada para uma secagem mais rápida, o que permitiu a redução de 40% na tinta utilizada. O Livro de [Tijolo] é uma peça colecionável, disponível em livrarias e galerias selecionadas em todo o mundo, apresentando a propriedade da "Casa do Tijolo" e o ofício local, promovendo o património cultural de uma forma memorável.

Filipe Mesquita, Pedro Mesquita, Pedro Serrão

Filipe Mesquita, Pedro Mesquita, Pedro Serrão, Carolina Peres, Carolina Bagulho, Rita Robalinho

Hugo Gonçalves

Joana Babo