Ah, o tempo. Ou evolução. Ou progresso, como lhe queiram chamar. Que chega a tudo e todos, mais tarde ou mais cedo — e no caso da banca, provavelmente mais cedo. E ainda que haja sempre quem goste de lançar um «antigamente é que era» para a conversa, a verdade é que todos sabemos que aqueles bancos digitais modernos com nomes esquisitos são o futuro.
De onde concluímos que, se queríamos aumentar o efeito visual deste futuro, então o melhor era contrastá-lo e enviar tudo o resto... para o passado. Mais que não seja, porque papéis, carimbos, abertura de contas em presença e outras formalidades que tais são as mesmas desde há 100 anos. E foi assim que nasceu a Luísa, uma cliente moey! que é muito à frente — tão à frente, aliás, que faz tudo o resto à sua volta parecer... muito atrás.
Tudo começou com muita cor — e poucas palavras. A marca mostrava muito, mas falava relativamente pouco —, talvez mais ao jeito de uma Gen Z do que propriamente dos Millennials (o nosso target). Corta para 2021, ano em que chegámos à conclusão que estávamos crescidos o suficiente para fazer evoluir a comunicação e, mantendo o espírito, as cores e os ambientes da marca, pôr o target a falar de uma forma mais adulta e em discurso direto, explicando (melhor) quem são e ao que vêm.
O que, tanto quanto sabemos, nos correu muito bem.
Tão bem que, chegados a 2022, percebemos que havia espaço — e necessidade, se queríamos crescer mais e mais depressa — de dar mais um passo em frente e passarmos, definitivamente, dos códigos da Gen Z para os códigos Millenialls (hoje com 26 a 41 anos).
O resultado foi uma campanha muito à frente (metafórica e literalmente), com 5 temas que abordam, cada um, uma prática datada da banca tradicional — e a sua versão moey!, com resultados de comunicação e de negócio tão à frente como a própria campanha: mais visualizações (+4 000 000 de visualizações, no acumulado da campanha), mais alcance, mais visitas e mais seguidores.
E, cereja no topo do bolo, recorde de registos, recorde de instalações, recorde de aberturas de conta e continuação da tendência de diminuição de custos de aquisição que, no fundo, é o que (mais) importa.
Diretor Criativo Executivo
Marta Poiares
Marta Poiares, Mafalda Beirão
Marta Poiares, Mafalda Beirão
Tiago Viegas, Bárbara Lizardo
Direção de Arte Cinematográfica
Carina Gaspar
Marketeer (nome do cliente)
Pedro Bessa Mendes
Data de início de veiculação do trabalho
27/06/2022