Já sabemos que os portugueses adoram ver filmes. No sofá ou nem tanto, a verdade é que, para quem gosta de cinema, é possível transformar toda e qualquer situação mundana numa cena mais interessante. E porque somos o canal de cinema mais visto, facilitamos esta permuta de referências e lugares-comuns, onde a ficção deixa a sua marca na realidade. Foi deste raciocínio que nasceu o conceito «Só vês filmes à frente? (então vê o) Canal Hollywood. O cinema em casa.» E foi deste conceito que nasceu uma campanha integrada (com 3 filmes e outros tantos pósteres, entre outros), em que situações da vida quotidiana viram, por intermédio de um espectador do canal Hollywood, uma homenagem (levemente exagerada, ou não estivéssemos nós a falar de publicidade) a uma personagem da 7.ª arte.
Na altura com 24 anos de vida e pioneiro na sua oferta de cinema em casa, o Canal Hollywood era uma das marcas mais presentes no imaginário dos amantes da sétima arte em Portugal. E numa altura em que a concorrência (nomeadamente, a FOX e os restantes canais de cabo de oferta de cinema) investia — e muito — em comunicação, o Canal HWD achou que estava na altura de puxar dos seus galões e lembrar os portugueses quem é que cá esteve, desde o início, a levar o cinema às suas casas.
Do lado do canal, iríamos ter um alinhamento de filmes mais premium durante a duração da campanha. Tudo o que havia a fazer era uma campanha à altura dessa grelha de aniversário.
Aumento de audiências e interações, recuperação de share face à concorrência direta e reforço da posição de liderança em filmes e séries em Portugal, voltando a colocar-se como o favorito do público português. De acordo com os dados da CAEM/GFK, o Canal Hollywood conquistou um share médio de 2% no cabo em 2021, com uma quota de 16,4% e de 29,6% no segmento «Cinemas e Séries». Aliás, ao nível total do cabo, os números valeram-lhe a quarta posição nas preferências portuguesas, logo atrás da SIC Notícias.
No fundo, o resultado foi um reajuste na comunicação — e resultados — da marca: mais moderna, mais arriscada, mais cinematográfica. Até porque, se os portugueses só vêm filmes à frente, desde há 24 anos que, em boa parte, o devem ao Canal Hollywood: o cinema em casa.
Diretor Criativo Executivo
Francisco Chatimsky, Mafalda Quintela
Marcelo Vendramel, Alberto Vieira
Direção de Arte Cinematográfica
Nuno Mello
Marketeer (nome do cliente)
Jorge Ruano, Marina Salvação Barreto
Data de início de veiculação do trabalho
07/09/2021