DESIGN

The Hotel

Shortlist

H. CRAFT. Copy

Ora, querendo aliar a novidade do rebranding do packaging ao recomeço do ano, foi criado um calendário de parede tão clássico como a marca: formato vertical, ilustrações científicas de André Kano usadas nas embalagens como fundo (que, pelo picotado, se poderiam tornar postais) e ditados populares aplicados ao cultivo e à colheita do tomate. Na verdade, foram estes últimos que tornaram a proposta do calendário tão simbólica quanto funcional: ensinando passo a passo, a aproveitar o melhor de cada época, o ritmo das novas palavras e a sabedoria da tradição, esta peça é a equação perfeita entre moderno e tradicional. De resto, tal como se quer a nova Guloso.

A Guloso, marca líder em produtos à base de tomate, tem como missão juntar-se à cozinha (e à mesa) dos portugueses, ajudando-os, com conveniência e confiança, a confecionar pratos deliciosos, práticos e autênticos. Fundada em 1945, já passou, claro, por várias fases — tanto de aparência como de negócio. Mas, mais recentemente, renovou a sua presença junto dos consumidores com uma nova imagem e um novo produto da gama Colheita Fresca (a Passata de Tomate). Partindo destas novidades, o desafio passava por comunicar interna e externamente, junto de colaboradores, meios tradicionais e influenciadores, a renovação de uma marca que não deixa de prezar o melhor da tradição.

Não havendo, propriamente, muitos resultados possíveis a partir da criação de um calendário (as reações dos micro-influencers foram boas, se for esse o ponto), podemos dizer que, num plano mais macro, com um rebranding tão nosso como o nosso (próprio) tomate — e com tempos de produção de um ano, uma vez que o produto é produzido uma vez por ano, no fim do verão, depois da apanha do tomate —, ainda é cedo para falar em resultados concretos. Sabemos que a marca está a crescer em valor, que a nova marca está a escoar muito bem dos lineares, mas só daqui a alguns meses é que vamos poder falar, especificamente, em resultados.Para já, o resultado é uma marca mais coerente ao longo de todas as gamas e lineares , e um fortalecimento das ideias de tradição, portugalidade e utilidade.

Tiago Viegas

Marta Poiares, Gonçalo Delaunay

Social Media Manager

Marta Poiares, Mafalda Beirão, Sara Fiúza