Ora, querendo aliar a novidade do rebranding do packaging ao recomeço do ano, foi criado um calendário de parede tão clássico como a marca: formato vertical, ilustrações científicas de André Kano usadas nas embalagens como fundo (que, pelo picotado, se poderiam tornar postais) e ditados populares aplicados ao cultivo e à colheita do tomate. Na verdade, foram estes últimos que tornaram a proposta do calendário tão simbólica quanto funcional: ensinando passo a passo, a aproveitar o melhor de cada época, o ritmo das novas palavras e a sabedoria da tradição, esta peça é a equação perfeita entre moderno e tradicional. De resto, tal como se quer a nova Guloso.
A Guloso, marca líder em produtos à base de tomate, tem como missão juntar-se à cozinha (e à mesa) dos portugueses, ajudando-os, com conveniência e confiança, a confecionar pratos deliciosos, práticos e autênticos. Fundada em 1945, já passou, claro, por várias fases — tanto de aparência como de negócio. Mas, mais recentemente, renovou a sua presença junto dos consumidores com uma nova imagem e um novo produto da gama Colheita Fresca (a Passata de Tomate). Partindo destas novidades, o desafio passava por comunicar interna e externamente, junto de colaboradores, meios tradicionais e influenciadores, a renovação de uma marca que não deixa de prezar o melhor da tradição.
Não havendo, propriamente, muitos resultados possíveis a partir da criação de um calendário (as reações dos micro-influencers foram boas, se for esse o ponto), podemos dizer que, num plano mais macro, com um rebranding tão nosso como o nosso (próprio) tomate — e com tempos de produção de um ano, uma vez que o produto é produzido uma vez por ano, no fim do verão, depois da apanha do tomate —, ainda é cedo para falar em resultados concretos. Sabemos que a marca está a crescer em valor, que a nova marca está a escoar muito bem dos lineares, mas só daqui a alguns meses é que vamos poder falar, especificamente, em resultados.Para já, o resultado é uma marca mais coerente ao longo de todas as gamas e lineares , e um fortalecimento das ideias de tradição, portugalidade e utilidade.
Diretor Criativo Executivo
Marta Poiares, Gonçalo Delaunay
Marta Poiares, Mafalda Beirão, Sara Fiúza
Gonçalo Delaunay, Tiago Gomes, Tomás Gil
Marta Poiares, Mafalda Beirão, Sara Fiúza
Marketeer (nome do cliente)
Margarida Freitas
Data de início de veiculação do trabalho
01/01/2023