DESIGN

Agência / Estúdio Indie / Freelance

Márcia Novais

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

O livro começa com um ensaio visual das fotografias em exposição. As primeiras abrem sobre o fundo usado nas paredes da exposição, referência às dos museus que apresentam arte renascentista e clássica, como as obras que as personagens que Sherman remete. A estratégia da ordem e apresentação das fotografias prossegue o conceito desenvolvido pelos curadores: as fotografias surgem então em fundos de cor e sobre o padrão Toile du Jouy. Este mesmo serve também como fundo da capa, marca-de-água, onde foram serigrafados os elementos textuais e uma obra de Sherman surge em estampa. Os textos são impressos num papel uncoated, para se distinguir da primeira parte do livro. As caixas de texto são desenhadas como tivesse com um formato menor e com uma fonte tipográfica clássica, mas com um twist.

O Museu de Serralves expôs entre setembro de 2022 e abril de 2023 obras que pertencem à coleção da The Broad Art Foundation, adquiridas desde os anos 1980 até meados da primeira década dos anos 2000. No seguimento desta exposição, é publicado um livro com as fotografias expostas e textos sobre a prática da artista. O livro a ser desenhado deverá ser um objeto que remeta o leitor para o universo de Cindy Sherman: as máscaras, o excesso, a ostentação e a decadência. O formato e os acabamentos serão próximos de um coffee table book.

Márcia Novais

29/09/2022