DESIGN

P 06 studio

Shortlist

G. DESIGN AMBIENTES. Exposição

A exposição apresenta-se com dois enormes planos verticais e um plano horizontal ligados por uma enorme folha dourada que percorre a sala, apresentando uma coleção de documentos dedicados à Constituição de 1822. A folha metálica dourada, liga a exposição aos elementos decorativos da sala, refletindo o ambiente envolvente e tonalizando o espaço com um brilho dourado. Nos planos verticais, com intenção de destacar as peças principais da mostra documental, são expostas, frente a frente, a Constituição Portuguesa de 1822 e o estudo para a tela “As Cortes Constituintes de 1821” sobre a tela posicionada na luneta da sala das Sessões. No plano horizontal a exposição é dividida em 3 grandes núcleos, “Trabalhos preparatórios”, “A Constituição de 1822” e “Artigos inovadores na Constituição de 1822”.

Como parte das comemorações do bi-centenário da primeira Constituição portuguesa, fomos convidados a pensar uma exposição temporária a realizar na sala dos Passos Perdidos na Assembleia da República. Considerando a grandiosidade da sala dos Passos Perdidos, uma antecâmara à sala das Sessões onde se realizam as sessões plenárias da Assembleia da República, foi desenvolvida uma exposição onde a simplicidade e sobriedade foram o foco.

Nuno Gusmão

Jacinta Fialho, Frederico Gonçalves, Marta Vaz, Sebastião Soares, Miguel Ferreira

Produtor

Stripeline