Enquanto o país seguia o maior evento de entretenimento do ano - os XXVI Globos de Ouro - nós transformamos a atenção que é dada às celebridades em atenção para quem mais precisa: idosos em isolamento. Na cerimónia onde os famosos trazem como date companhias queridas, duas nomeadas levaram companhias inesperadas para partilhar o palco - idosos em isolamento beneficiários da Associação Mais Proximidade.
A AMP é uma ONG cuja missão é assistir idosos em isolamento. Em Portugal, o país que está a envelhecer mais depressa na europa, este desafio é particularmente importante e relevante. No entanto, este assunto ainda não tem a atenção que merece na discussão pública.
O desafio do briefing era então trazer essa atenção necessária para o problema. Aumentar a awareness para os idosos em isolamento, mobilizar pessoas e aumentar, por consequência, o apoio e companhia a idosos. Seja através de voluntários individuais, através de parcerias com empresas, ou até, chamando à atenção do próprio governo.
OS RESULTADOS
Uma ideia que trouxe o assunto literalmente para os holofotes.
- 1 em 4 portugueses alcançados;
- 1M€ em Earned Media;
- ... com ZERO investimento.
Que inspirou uma verdadeira mobilização em volta da AMP.
Mobilizando pessoas, negócios e governo:
+53,9% em acompanhamento em atividades
+17,3% em visitas domiciliárias
+74,5% em novas parcerias
+30% consultas médicas
2x contactos novos para parcerias de saúde
+28,5% em doações de bens de saúde
E, claro, mobilizando o governo que, na pessoa da Ministra da Segurança Social, prometeu mais apoio para a associação.
Lucas Yu, Guilherme Nunes
Diretor Criativo Executivo
Steve Colmar
Kissyla Clarkson, Bruno Barros
Freddie Brando, Hernâni Correia
Paula Lopes, Rudolfo Gonsalves
Diretor de Contas de Meios
Maria Carvalho, Catarina Moedas
Teresa Calado, Ricardo Silva
Planeador de Meios Digitais
Daniel Soares, Lourenço Almeida
Pedro Varela, Pedro de Oliveira
Beatriz Constantino, Carolina Abreu
Data de início de veiculação do trabalho
30/10/2022