PUBLICIDADE

Leo Burnett

Bronze

F. CRAFT. Ilustração em publicidade

Lisboa deixa marcas. LX Tattoos transforma desenhos da Calçada em tatuagens. Das formas irregulares das pedras, criámos um design system para integrar os mesmos códigos visuais. As peças foram trabalhadas tal como fazem os artesãos: encaixando-as no espaço delimitado. O estilo de design incorpora um conceito de construção e desconstrução permanentes, onde a sobreposição de ordem e desordem cria uma estética harmoniosa e intrigante. Esta abordagem 'anti-design' traz o contraste da arte da Calçada para o papel, resultando numa mistura de rigidez e flexibilidade, geometria e fluidez. No logótipo, partimos dos moldes originais da Calçada. O portfólio foi impresso em papel calcário, material usado na Calçada e é composto por uma capa que também pode ser utilizada como molde para a mesma.

Calçada, denominada "Calçada Portuguesa", o pavimento português visto como uma marca registada, é uma das mais belas formas de arte urbana em Portugal. Além disso, sendo notável, é bastante único, uma vez que ainda é feito por artesãos. Em Lisboa, ruas e praças inteiras podem ser encontradas pavimentadas com padrões intrincados que representam marcas históricas. É considerada parte do património cultural do país e tornou-se um símbolo de Lisboa. Para honrar o valor e o orgulho da calçada, a Câmara Municipal de Lisboa quis uma ideia que reconhecesse o seu valor, aumentando a visibilidade e reforçando a candidatura ao Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, um património que milhões de pessoas visitam diariamente.

O portfolio de tatuagens está disponível em tattoo shops em Lisboa para quem quiser levar Lisboa consigo para sempre. +100 Tattoo Designs de 6 tatuadores reconhecidos (num portfolio feito para ser constantemente atualizado). 4 em 10 locais foram impactados por LX Tattoos. Aumento médio de 10% nos contactos para os tatuadores. Mais de 620k€ em earned media através de cobertura nacional e internacional em editoras e TV Reforço da candidatura ao Património cultural da UNESCO.

Lucas Yu

Realizador

Chico Noras

Ilustrador