Lisboa deixa marcas. LX Tattoos transforma desenhos da Calçada em tatuagens, transformando a pele numa forma de apresentar a cidade. Das formas irregulares das pedras, criámos um design system e foi trabalhado tal como fazem os artesãos: encaixando no espaço delimitado.
O estilo de design incorpora um conceito de construção e desconstrução permanentes, onde a sobreposição de ordem e desordem cria uma estética harmoniosa e intrigante. Esta abordagem 'anti-design' traz o contraste da arte da Calçada, para o papel, para a pele, resultando numa mistura de rigidez e flexibilidade, geometria e fluidez.
O portfólio foi impresso em papel calcário, material usado na Calçada e é composto por uma capa que também pode ser utilizada como molde para a mesma.
Calçada, denominada "Calçada Portuguesa", o pavimento português visto como uma marca registada, é uma das mais belas formas de arte urbana em Portugal. Além disso, sendo notável, é bastante único, uma vez que ainda é feito por artesãos.
Em Lisboa, ruas e praças inteiras podem ser encontradas pavimentadas com padrões intrincados que representam marcas históricas. É considerada parte do património cultural do país e tornou-se um símbolo de Lisboa.
Para honrar o valor e o orgulho da calçada, a Câmara Municipal de Lisboa quis uma ideia que reconhecesse o seu valor, aumentando a visibilidade e reforçando a candidatura ao Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, um património que milhões de pessoas visitam diariamente.
O portfolio de tatuagens está disponível em tattoo shops em Lisboa para quem quiser levar Lisboa consigo para sempre.
+100 Tattoo Designs de 6 tatuadores reconhecidos (num portfolio feito para ser constantemente atualizado).
4 em 10 locais foram impactados por LX Tattoos.
Aumento médio de 10% nos contactos para os tatuadores.
Mais de 620k€ em earned media através de cobertura nacional e internacional em editoras e TV
Reforço da candidatura ao Património cultural da UNESCO.
Diretor Criativo Executivo
Steve Colmar
Freddie Brando, Inês Reis, Maria Branco
Diretor de Contas de Meios
Maria Carvalho
Planeador de Meios Digitais
Daniel Soares, Teresa Calado
Inês Almeida, Dave Santos, Igor Gama, Gonçalo Santos, Miguel Brum, Douglas Cardoso
Chico Noras, Tiago Caetano, José Marques, Edgar Meira
Mariana Correia, Camila Roveda
Marketeer (nome do cliente)
João Gomes Silva, Rui Matos
Data de início de veiculação do trabalho
10/04/2023