Explorando o universo do livro Ora Marítima, (da autoria do escritor latino Avieno, século IV), onde foi pela primeira vez mencionada a palavra ophiussa, e o mito que dá origem ao nome, foi quase imediato perceber que toda a proposta gráfica se centraria no universo das serpentes, aproveitando a sua movimentação orgânica e o imaginário a elas associado. Para que o rótulo ganhasse, precisamente, mais vida, foi lançado o desafio à artista portuguesa Kruella d’Enfer (Angela Ferreira), que criou cinco ilustrações para as 5 Core Range da marca: Chaco, Jararaca, Albino Ball, Red Bellied e Indigo — todas elas, de resto, nomes de serpentes.
Ophiussa Brewing Company é uma micro-cervejeira localizada em Setúbal, nascida em 2021, que parte da nossa história identitária para o nome que exibe na prateleira: isto porque Ophiussa é o nome dado pelos antigos gregos ao território português e significa «Terra das Serpentes», precisamente porque o povo Ophi era conhecido por ser adorador de serpentes e guerreiro exímio.
Ora, definindo-se como sendo inspirada pelos clássicos europeus e pela cultura craft americana, esta pretendia posicionar-se como uma marca portuguesa regida pela qualidade e pela criatividade, mas preparada, também, para ser um player no mercado internacional. Ou seja, a Ophiussa Brewing Company pedia-nos uma imagem assente na história, mas com os pés bem levantados do chão, com a ajuda do arrojo do povo que lhe deu.
Com batchs de produção muito pequenos, falar de resultados (de forma relevante) é, no mínimo, um exercício complicado. Mas a verdade é que a receção do mercado foi muito positiva e a marca conta, hoje, com um universo de consumidores e de fãs muito fiel, que, entre outras coisas, tendem a experimentar (quando não a esgotar) cada nova edição limitada.
Diretor Criativo Executivo
André Semedo
Gonçalo Delaunay, André Semedo
André Semedo, Gonçalo Delaunay, Tiago Gomes, Tomás Gil
Marketeer (nome do cliente)
Daniel Abreu, Filipe Dionísio, Tiago Carvalho
Data de início de veiculação do trabalho
07/09/2021