DESIGN

Agência/Estúdio/Agência In House

The Hotel

E. ILUSTRAÇÃO. Ilustração de Comunicação

Explorando o universo do livro Ora Marítima, (da autoria do escritor latino Avieno, século IV), onde foi pela primeira vez mencionada a palavra ophiussa, e o mito que dá origem ao nome, foi quase imediato perceber que toda a proposta gráfica se centraria no universo das serpentes, aproveitando a sua movimentação orgânica e o imaginário a elas associado. Para que o rótulo ganhasse, precisamente, mais vida, foi lançado o desafio à artista portuguesa Kruella d’Enfer (Angela Ferreira), que criou cinco ilustrações para as 5 Core Range da marca: Chaco, Jararaca, Albino Ball, Red Bellied e Indigo — todas elas, de resto, nomes de serpentes.

Ophiussa Brewing Company é uma micro-cervejeira localizada em Setúbal, nascida em 2021, que parte da nossa história identitária para o nome que exibe na prateleira: isto porque Ophiussa é o nome dado pelos antigos gregos ao território português e significa «Terra das Serpentes», precisamente porque o povo Ophi era conhecido por ser adorador de serpentes e guerreiro exímio. Ora, definindo-se como sendo inspirada pelos clássicos europeus e pela cultura craft americana, esta pretendia posicionar-se como uma marca portuguesa regida pela qualidade e pela criatividade, mas preparada, também, para ser um player no mercado internacional. Ou seja, a Ophiussa Brewing Company pedia-nos uma imagem assente na história, mas com os pés bem levantados do chão, com a ajuda do arrojo do povo que lhe deu.

Com batchs de produção muito pequenos, falar de resultados (de forma relevante) é, no mínimo, um exercício complicado. Mas a verdade é que a receção do mercado foi muito positiva e a marca conta, hoje, com um universo de consumidores e de fãs muito fiel, que, entre outras coisas, tendem a experimentar (quando não a esgotar) cada nova edição limitada.

Tiago Viegas

André Semedo

Gonçalo Delaunay, André Semedo

Marta Poiares