DESIGN

The Hotel

Shortlist

H. CRAFT. Copy

Junte-se um gatilho (trigger jigger) e um pouco de fumo (Smokey Monkey) e num instante se chega ao faroeste. E foi assim que nasceu a Wild Wild Party — and the Most Wanted Bartenders, uma história passada num oeste não tão longínquo assim, onde os heróis eram os 25 melhores Bartenders do país. O evento (ainda) foi feito por Zoom, mas ao vivo, com toda a gente online e um apresentador. Primeiro os Bartenders receberam em casa um kit com a história e uma caixa fechada, com um cadeado e um poster com uma ilustração sua, parte de um conjunto de 25 (um por cada Most Wanted Bartender). Lá dentro, o Smokey Monkey e o trigger jigger. Mas para receberem o código do cadeado, tinham de estar presentes no evento e passar uma série de provas que implicavam criar um cocktail, entre outras peripécias.

Monkey Shoulder é um whisky (e não whiskey) de malte escocês, produzido pela William Grant & Sons. Criado para ser um whisky de cocktails (fácil de misturar), destaca-se dos demais por falar, essencialmente, com bartenders (mais do que com o consumidor final); por ter uma imagem arrojada e pouco dada aos tradicionalismos normalmente associados à categoria; e por lançar, todos os anos, um gadget para bartenders: o Konga Shaker (um misturador), em 2018; a The Claw (uma pinça para gelo), em 2019 ; e, esperava-se, o trigger jigger (um doseador com um gatilho), em 2020. Depois aconteceu o COVID e, no final de 2021, a marca tinha duas novidades para lançar: o referido trigger jigger — e uma edição especial: o Smokey Monkey, um whisky (de)fumado, com notas de turfa (entre outras coisas).

Participação de 100% dos convidados (os 25 melhores Bartenders do país), num evento live de mais de 2 horas (houve até quem tivesse participado durante as suas férias, na praia, debaixo de um chapéu de sol), e encomendas de Smokey Monkey esgotadas para os próximos... seis meses. Aumento de vendas, aumento de notoriedade e, a brincar, a brincar, a marca é hoje a terceira marca de whisky escocês mais vendida no mundo, atrás de Johnnie Walker e The Macallan. Não (apenas) por causa deste evento, é claro, mas com um mãozinha, queremos acreditar, dos nossos Most Wanted Bartenders (e do temível Don Kong).

Tiago Viegas

João Almeida Santos, Tiago Viegas

Programador

Manuel Oliveira