Junte-se um gatilho (trigger jigger) e um pouco de fumo (Smokey Monkey) e num instante se chega ao faroeste. E foi assim que nasceu a Wild Wild Party — and the Most Wanted Bartenders, uma história passada num oeste não tão longínquo assim, onde os heróis eram os 25 melhores Bartenders do país. O evento (ainda) foi feito por Zoom, mas ao vivo, com toda a gente online e um apresentador. Primeiro os Bartenders receberam em casa um kit com a história e uma caixa fechada, com um cadeado e um poster com uma ilustração sua, parte de um conjunto de 25 (um por cada Most Wanted Bartender). Lá dentro, o Smokey Monkey e o trigger jigger. Mas para receberem o código do cadeado, tinham de estar presentes no evento e passar uma série de provas que implicavam criar um cocktail, entre outras peripécias.
Monkey Shoulder é um whisky (e não whiskey) de malte escocês, produzido pela William Grant & Sons. Criado para ser um whisky de cocktails (fácil de misturar), destaca-se dos demais por falar, essencialmente, com bartenders (mais do que com o consumidor final); por ter uma imagem arrojada e pouco dada aos tradicionalismos normalmente associados à categoria; e por lançar, todos os anos, um gadget para bartenders: o Konga Shaker (um misturador), em 2018; a The Claw (uma pinça para gelo), em 2019 ; e, esperava-se, o trigger jigger (um doseador com um gatilho), em 2020.
Depois aconteceu o COVID e, no final de 2021, a marca tinha duas novidades para lançar: o referido trigger jigger — e uma edição especial: o Smokey Monkey, um whisky (de)fumado, com notas de turfa (entre outras coisas).
Participação de 100% dos convidados (os 25 melhores Bartenders do país), num evento live de mais de 2 horas (houve até quem tivesse participado durante as suas férias, na praia, debaixo de um chapéu de sol), e encomendas de Smokey Monkey esgotadas para os próximos... seis meses. Aumento de vendas, aumento de notoriedade e, a brincar, a brincar, a marca é hoje a terceira marca de whisky escocês mais vendida no mundo, atrás de Johnnie Walker e The Macallan. Não (apenas) por causa deste evento, é claro, mas com um mãozinha, queremos acreditar, dos nossos Most Wanted Bartenders (e do temível Don Kong).
Marcelo Vendramel, Alberto Vieira
Marcelo Vendramel, Alberto Vieira
João Almeida Santos, Tiago Viegas
Bárbara Leal Peixoto, Marta Rodrigues
Marcelo Vendramel, Alberto Vieira
Marketeer (nome do cliente)
Carole Canteiro, Sofia Félix
Data de início de veiculação do trabalho
07/09/2021