Estrategicamente falando, não foi preciso muito para perceber que a proposta de valor moey! faz (ou devia fazer) todo o sentido para os Millennials (e não só). Se têm uma vida diferente, uma casa diferente, um emprego diferente, uma estabilidade diferente e uma família diferente... porque (raio) é que hão de ter um banco igual?
E no entanto, eles resistem. Uns mais do que outros, porque com o dinheiro não se brinca, mas resistem. Uma resistência (ou tensão) interna que, acreditámos, daria um bom ponto de partida para esta (nova) conversa da marca com os seus futuros clientes: não gostam de complicações? Perfeito. Porque esta é a conta fácil de fazer.
Aliás, querem uma conta fácil de fazer? Experimentem esta: 0 custos de adesão + 0 comissões de manutenção. Dá quanto? Precisamente.
Lançada em 2019, a moey! é uma conta 100% digital (na verdade, é um banco, mas o regulador não deixa dizer) sem custos, sem balcões e sem processos complicados. É uma marca do grupo Crédito Agrícola e, long story short, tudo estava a correr bem.
Mas se a marca tinha atitude, negócio e um grupo de clientes/seguidores muito fiel e cheio de amor para dar, tinha, ao mesmo tempo, uma imagem projetada demasiado jovem (mais Gen Z do que Millennial, que é quem já tem dinheiro no banco).
Por isso mesmo, no início de 2021, depois do furor do lançamento, começava a sentir alguma dificuldade em atingir objetivos de angariação de clientes. Ou seja, a marca estava demasiado focada no lifestyle de um target mais novo e pouco focada no produto.
Na prática, criámos uma mini-sitcom (com cerca de 2 minutos), capaz de ser, depois, subdividida em 5 episódios com 4 personagens. A falar de uma forma mais adulta e em discurso direto, explicando (melhor) quem somos e ao que vimos.
Os resultados, esses, são também uma conta fácil de fazer: mais registos, mais instalações, mais aberturas de conta e menos custos de aquisição, isto no caso dos resultados de negócio.
Mais visualizações (+6 000 000 de visualizações de um vídeo de 2 minutos), mais alcance, mais visitas e mais seguidores. Mas acima de tudo, a inversão da tendência de decréscimo de abertura de contas, com uma média de 115 % de cumprimento de objetivos nos meses de campanha.
Tiago Viegas, Alberto Vieira
Tiago Viegas, Vanessa Santos
Tiago Viegas, André Águas
Marketeer (nome do cliente)
Pedro Bessa Mendes
Data de início de veiculação do trabalho
07/09/2021