DIGITAL
A. DESIGN DIGITAL. User experience (UX)

Portal SNS 24

SNS 24

Agência/Estúdio/Agência In House

NTT Data Portugal

Shortlist

A. DESIGN DIGITAL. User experience (UX)

O objetivo principal foi desenhar um site de serviço público, onde as pessoas conseguissem obter informações de saúde que procuram e aceder aos serviços que desejam, de forma rápida e intuitiva. Para isso, desenhámos uma experiência de utilizador que tem em conta o público muito distinto que acede ao Portal. Os conteúdos de saúde e os serviços digitais passaram a ter vários destaques e pontos de acesso, quer para a área pública, quer para a área privada, de modo a garantir que o utilizador alcança o que pretende no menor número de cliques possível. As áreas surgem bem delineadas em menu forma a que tudo seja claro e orientador e sintetizado num visual cuidado e apelativo.

Numa altura em que a linha telefónica SNS 24 continuava a ser pressionada por inúmeras chamadas relacionadas com tarefas e serviços administrativos, a par de pedidos de informação não urgente, o SNS 24 decidiu reformular o seu portal online, de forma a tentar melhorar a sua usabilidade, acessibilidade a conteúdos que visam promover a literacia de saúde e a promover os serviços digitais que permitem a gestão pessoal de assuntos relacionados com a saúde, nomeadamente pedidos de receita e consulta.

Através do trabalho desenvolvido no Portal, os resultados demonstram que efetivamente as áreas de conteúdos de saúde estão agora mais acessíveis e o destaque dos serviços digitais tem funcionado, garantindo uma acessibilidade eficaz: 5.7M de visitas ao site desde o lançamento >2.3M de acessos a artigos sobre temas de saúde >2M de acessos aos serviços digitais SNS 24

André Sentieiro

UX Designer

Rita Mira, Francisco Cunha