DESIGN

Agência / Estúdio Indie / Freelance

Ouro

C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Digital

Esta reportagem é dividida em 4 capítulos, de 2021 a 2023. O tipo de letra, pilar da identidade visual deste trabalho é influenciado em letras de fotos antigas — “Devo-te a vida. Obrigado”; “Isto foi a minha vida na Guiné. As mesmas letras da entrada do Quartel do Batalhão de Comandos, em Bissau, de estrutura geométrica projectada, sem perder o carácter vernacular. O logo é dinâmico onde a Bandeira Portuguesa reforça a Ideia da reportagem. A linha editorial bold é baseada em pessoas, planos de rostos, documentos, baseada nas cores da bandeira, com apontamentos de ilustrações e uma grande componente infográfica. O tempo de leitura é lento, para voltar várias vezes a ler, com sub-capítulos, histórias paralelas, infografia, visualização de documentos, e mais importante interação do leitor.

Durante a Guerra Colonial, os comandos africanos da Guiné combateram ao lado das Forças Armadas Portuguesas e arriscaram a vida por uma pátria que acreditavam ser a sua. Após a Revolução de Abril, foram deixados para trás, perseguidos e fuzilados. Quase 50 anos depois, já não temem represálias, nem têm medo de falar. São os últimos testemunhos de uma face esquecida da História de Portugal. A divergente (Revista digital de jornalismo narrativo) pretendia o design da identidade visual, design editorial e direcção de arte desta reportagem online.

A reportagem abriu a discussão acerca do tema, com apresentações nacionais e internacionais, criou consciência colectiva. Foi reconhecida com alguns dos principais prémios internacionais e nacionais de jornalismo, e o tipo de letra ganhou um prémio de melhor utilização tipográfica na Horizon Interactive Awards. Em 2024 a reportagem sairá em formato filme.

Sofia Rodrigues, Diogo Cardoso; Luciana Maruta

Programador