PUBLICIDADE

Havas Worldwide Portugal

Prata

G. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas sociais e Serviço público

A questão é: se uma banda de heavy metal não se consegue fazer ouvir dentro de uma piscina, será que uma criança o conseguirá? Esta é a ideia por detrás deste filme que mostra uma banda de Heavy Metal, a tocar no fundo de uma piscina. Embora lá dentro o som seja alto, quando a câmara sai da água, tudo está em repleto silêncio. Ao final a mensagem da APSI alerta para o fato da morte por afogamento ser silenciosa. Para realizar este trabalho foi necessário um casting que soubesse tocar instrumentos musicais, se assemelhasse a rock stars e que tivesse a habilidade de reter a respiração por cerca de 2 minutos, para que fosse possível filmar as imagens necessárias.

Em Portugal, o afogamento é a segunda causa de morte acidental entre crianças e jovens, um fenómeno que já provocou 274 mortes nos últimos anos. Com a chegada do verão, cresce a necessidade de comunicar sobre a importância de estar alerta em locais com água, como as piscinas, porque muitos não sabem, mas a morte por afogamento é silenciosa. Era isto que a APSI desejava que o público entendesse, para que pudessem redobrar o cuidado com as crianças, neste verão. O pedido foi uma campanha de filme, que ajudasse a espalhar esta mensagem e a prender a atenção das pessoas.

O trabalho foi visto em várias partes do mundo. Foi Ad of the Day e Ad of the Week em muitos dos principais sites de publicidade internacional, como o The Drum e Ad Week. 180 miliões de impactos. Mais de 300 artigos publicados. Mais de 70 países alcançados. Matéria de destaque no Sidney Morning Herald. A campanha foi comentada em diversos canais de televisão e programas de rádio em Portugal.

José Vieira

Miguel Varela, Cláudia Costa, Celina Morais

Assistente

Nuno Dray