PUBLICIDADE

Bar Ogilvy Portugal

Shortlist

E. MEIOS DIGITAIS. Conteúdos digitais

Ainda vivemos numa sociedade patriarcal em todas as esferas. Até quando os pais decidem qual será o último nome dos filhos. Por padrão, esse sobrenome vem do pai. O nome pelo qual se tornam mais conhecidos. Por quê? Não existe nenhuma razão racional para isso, nem tampouco legal, é apenas uma construção social enraizada em convenções datadas e normas de género. Mas uma oportunidade para a Penguin Random House promover a representação das mulheres na sociedade. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Penguin Random House lançou uma edição especial de livros onde alguns dos nomes mais famosos da história da literatura aparecem na capa com o sobrenome da mãe. Uma mudança de nome pensada para mudar mentalidades.

A Penguin Random House acredita que os livros, as ideias e histórias que transmitem têm o poder de reforçar o diálogo, de nos mudar e enriquecer, e são fundamentais para criar um futuro melhor para as próximas gerações. O briefing passava por reforçar o papel da marca como força de mudança positiva na sociedade, com foco na discriminação de género. Para isso, usámos uma convenção social datada e profundamente enraizada como ponto de partida para criar uma conversa em torno da representação da mulher na sociedade. Lançar este debate sobre as convenções que ainda discriminam silenciosamente as mulheres foi o objetivo da campanha. Ao criar esta conversa, a Penguin Random House contribuiu para promover a igualdade de género, defender a visibilidade das mulheres e reivindicar sua identidade.

O engagement com o perfil de Twitter da marca cresceu 1964% e no Youtube o crescimento foi de 1756% As visitas à página da Penguin Random House aumentaram 82% em comparação com a média diária pré-campanha. A campanha surgiu em 91 artigos, passou em 61 programas e noticiários de rádio e apareceu 5 vezes na TV, incluindo o Jornal da Noite, o noticiário prime time da SIC. Gerou 4.7 milhões de euros em earned media, 402.255 impressões no Instagram e teve um reach de 3.3 milhões. Em apenas 1 dia o tema Igualdade de Género foi mencionado 97% mais vezes nos mass media do que nos 12 meses anteriores. Tudo isto com um investimento de media de 500€ e 1 115€ em produção.

Nuno Riça, João Amaral

José Bomtempo

João Amaral

Nuno Riça