PUBLICIDADE

Dentsu Creative Portugal

Bronze

C. IMPRENSA. Anúncio de Imprensa

A campanha “Shot for Freedom” chamou a atenção para os constantes e crescentes atentados às mais elementares liberdades individuais que se verificam ainda em muitos países, como é o caso da Rússia, da China, do Afeganistão, da Síria e da Coreia do Norte. A partir de testemunhos reais e emocionais de imigrantes fugidos da guerra, da repressão, da constante vigilância, da clausura e repressão, conseguimos sensibilizar o público para a necessidade de continuar a acreditar e lutar para que novos 25 de Abril possam acontecer noutros países: liberdade de movimentos, de expressão, de voto, de pensamento, de escolhas individuais como estudos e profissão, orientação política, religiosa ou sexual.

A liberdade conquistada a 25 de abril de 1974 com um golpe militar pacífico ficou conhecida como Revolução dos Cravos porque nesse dia uma florista que vendia cravos na rua os ofereceu aos militares que os colocaram simbolicamente nos canos das armas. Este ano, o semanário Expresso quis assinalar a data de uma maneira especial: lembrando a todos que a liberdade que celebramos nas ruas é ainda um sonho para muitos. Para isso convidamos 5 imigrantes fugidos dos seus países (onde as mais elementares liberdades não estão garantidas), a darem os seus testemunhos reais e levantarem um cravo, símbolo da liberdade, em locais icónicos das suas cidades da única maneira possível e segura: em pós-produção

A campanha, veiculada em TV, imprensa, mupis e redes sociais, emocionou profundamente os nossos 5 protagonistas mas, acima de tudo, teve um grande impacto no público português, contribuindo para acordar consciências e lançar o debate sobre a liberdade que assumimos como garantida mas que está longe de ser universal. 49 anos depois do 25 de Abril de 1974, o cravo foi de novo o símbolo da luta pacífica pela liberdade por parte de quem ainda não a tem.

Ivo Purvis

Orlando Gonçalves