DESIGN

Graficalismo Design Studio

Bronze

F. TIPOGRAFIA. Tipografia Experimental

No essencial o Rewind Stitchbook mantém-se fiel ao ethos do grupo original: inspirar e ser inspirado através da amizade e da criação de objectos artísticos únicos que casam em perfeito balanço o pensamento inovador com técnicas tradicionais de manufactura. O livro foi desenhado como se fosse a construção de um fato, feito de camadas de diferentes materiais e texturas, revelando as imperfeições e manualidade deste processo. O lado artístico e imperfeito é o que traz originalidade a esta peça, cuja materialidade é sempre diferente, muito sensorial. O livro tem um packaging de tecido, onde as potencialidades da moda foram aproveitadas para fazer design. Pontos, linhas, tecidos, etiquetas, udo serve de matéria gráfica. Emotivo, artístico e mantendo a integridade da alfaiataria tradicional.

Há 10 anos uma colaboração nasceu em Florença. Sam Lambert, Shaka Maidoh e Kalaf Epalanga Angelo juntaram-se como - ACF presents The Coal - o projecto inaugural dos Art Comes First, que culminou numa instalação artística na Pitti Uomo, a maior plataforma de roupa homem. Este colectivo reune artistas, criadores e criativos debaixo de uma só visão até hoje. Nessa instalação um o Stitchbook nasceu, um livro experimental que cruza fotos com poemas. Como testemunho da amizade e da colaboração artística, os intervenientes juntaram-se novamente para fazer rewind a este livro. Mas este não é um exercício de nostalgia, em vez disso, esta nova edição presta homenagem à peça original e acrescenta novo capítulos que documentam a esta última década de criatividade que viveram.

01/03/2023

01/03/2023