DESIGN
C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Corporativa

Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA)

JUDAS

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Corporativa

“Perspectivas” é o novo conceito que vem mostrar a produção portuguesa como uma força de conjunto, feito de uma infinidade de pontos de vista: desde quem cria uma obra, ao ICA que a promove e a todos os que vêem e revêem em casa ou no cinema. Partindo deste conceito, foi criada a peça central do projeto: o catálogo anual que compila toda a produção de cinema e audiovisual portuguesa. Todo o conteúdo do catálogo foi desenhado a partir do conceito de perspectivas, tendo subjacente uma tecnologia de projeção que faz do catálogo uma tela de projeção de conteúdos filme. Afinal, se as perspectivas e o cinema vivem em movimento, como poderia o catálogo ser estático?

O ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) apoia e promove o cinema português. Sem um grande historial de comunicação além do funcional, lançou o desafio de criar um conceito e expressão gráfica com potencial de expansão. Um conceito para múltiplos suportes, capaz de realçar a produção portuguesa, sem destacar o próprio ICA, que privilegia a divulgação da produção audiovisual em detrimento da sua própria atividade. Um conceito capaz de mostrar a produção portuguesa sob novas perspectivas.

Todo o conteúdo do catálogo foi pensado e desenhado a partir do conceito de perspectivas. O nome do projeto surge na capa com diferentes tipografias que representam diferentes pontos de vista. Graficamente, foi criada a expressão em radial de linhas que partem de um ponto, em representação das várias perspectivas que surgem de uma obra. Essa expressão gráfica acompanha todo o catálogo e dá forma e dinamismo aos vários índices. A cor verde, escolhida pelo efeito greenscreen, permite fazer do catálogo uma tela de projeção e ver conteúdos digitais via QR code.

Pedro Duarte

Pedro Lima, Vasco Thomaz