MEIOS EM CRIATIVIDADE

ACNE

Prata

E. OUTDOOR. Melhor utilização/Instalação Outdoor

Fizemosmupis escritos na língua nativa de refugiados para causar curiosidade e - para os mais intolerantes - indignação. Através de um QR Code presente na peça, as pessoas podiam entender tudo. numa Landing Page aparecia um vídeo, legendado em português, de um refugiado a falar na sua língua nativa, agradecendo a todos os portugueses que ajudaram na sua integração em Portugal Os depoimentos que captámos são verídicos, histórias reais de dois refugiados ajudados pela Cruz Vermelha Portuguesa: a Anna, que fugiu da Ucrânia, e o Mohammad, que escapou do Afeganistão. Além dos agradecimentos - desde a família de acolhimento, à professora de português, a vizinhos ou à equipa de futebol onde o filho joga -, os refugiados relatam brevemente o seu percurso de vida e como chegaram a Portugal.

Lançar uma campanha de comunicação de incentivo à integração de refugiados. Num país onde a cada dia que passa vemos mais intolerância e ouvimos discursos xenófobos ou racistas, o objetivo desta campanha era sensibilizar a população portuguesa para a integração dos refugiados e mostrar o trabalho que a Cruz Vermelha tem feito para ajudar.

Esta campanha contribuiu decisivamente para divulgar o trabalho que a cruz Vermelha Portuguesa está a fazer em prol da integração de refugiados e - mais importante - para a perceção de que os refugiados são pessoas como nós, com histórias de vida duríssimas e que, uma vez bem acolhidos, só têm palavras de agradecimento para com Portugal e os portugueses.

Tiago Cruz

João Carvalho Oliveira