DESIGN

Duas Faces design

Shortlist

E. ILUSTRAÇÃO. Ilustração de Comunicação

As histórias do "Piolho" são muitas e cruzam-se com as histórias da cidade do Porto, sendo que a ideia foi representar o ambiente que se vive e sente neste espaço. O toalhete de mesa foi a primeira peça a receber a ilustração, peça que outrora oferecia um quebra-cabeças que os clientes decifravam enquanto aguardavam pelas iguarias locais, e que, hoje em dia, conta a história, de forma bem bem-humorada, do ambiente vivido neste icónico espaço. Dos estudantes universitários, às estátuas dos Leões (alusão à Praça dos Leões que fica mesmo ali ao lado), à tradicional vendedora do mercado do Bulhão, passando pelo o avô que vem mostrar ao neto a baixa do Porto, nunca esquecendo a mais recente vaga de turistas, estas são algumas das cenas que se encontram nesta ilustração.

Criar uma linha de merchandising que fosse de encontro com o espírito do Café Âncora D'Ouro, localmente conhecido como "O Piolho", e que contasse as várias histórias que as paredes deste emblemático espaço da baixa do Porto albergam nos mais de 100 anos de existência.

A ilustração, primeiramente criada para o toalhete de mesa, tornou-se viral, ao ponto dos clientes começarem a levar este pedaço de "papel" como recordação, sendo que a primeira tiragem, pensada para um ano, esgotou nos primeiros 3 meses. Foi também imaginada uma coleção de postais onde se encontram as várias ilustrações, para mais facilmente os clientes deste espaço poderem levar consigo a história do Piolho, estando já em produção outros suportes!

Sérgio Duarte

Cristiana Rodrigues, Sérgio Duarte