Pastel de Pastel
EXPERIÊNCIAS DE MARCA
B. RELAÇÕES PÚBLICAS. Ação B2C

Anunciante

Guaraná Antarctica

Agência

Adagietto

Shortlist

B. RELAÇÕES PÚBLICAS. Ação B2C

Briefing

O aumento de brasileiros em Portugal resultou num aumento de casos de preconceito, no entanto, optamos por focar em promover mais do que a marca em si, promovendo algo maior: a harmonia entre os dois povos. Foi assim que estreitámos o Atlântico, para aproximar dois povos que sempre foram unidos pelo idioma, cultura, turismo e claro: pela comida. Então harmonizámos dois pratos amados pelos dois países, quem combinam com Guaraná e que coincidentemente têm o mesmo nome, assim nasceu o Pastel de Pastel (de nata), que une o pastel de feira brasileiro, com o pastel de nata português. Para criar a primeira receita, promover a experimentação e atrair a atenção dos jornalistas, convidámos um chef emblemático, que nasceu no Brasil e foi criado em Portugal: o Chef Kiko.

Descrição

Portugal é o maior mercado internacional para o Guaraná Antárctica, o maior refrigerante do Brasil, cerca de duas décadas atrás muito comunicava em território português. Em 2023 a marca decidiu voltar a atrair a atenção do público em Portugal, porém sem budget de media, contava com uma ideia que tivesse repercussão de PR, para poder alcançar o público e dessa forma passar seus principais valores como uma love brand, que está sempre associada ao Brasil, originalidade e a comidas que combinam com Guaraná.

Resultado

O pastel virou notícia em Portugal e no Brasil, foi provado por centenas de pessoas, conseguiu uma grande presença na televisão, com mais de 13 minutos em direto na TVI, obteve mais de 60 publicações em grandes veículos, atingiu a marca de 11 milhões de impacto (o tamanho da população de Portugal) e a receita rompeu as fronteiras tanto do restaurante O Boteco, quanto geográficas, chegando às feiras do Brasil. Algumas lanchonetes e barracas de feiras já estão a produzir o pastel e a vender aos seus clientes. Os cartazes da campanha passam uma mensagem de harmonia dos dois povos e há um site do projeto no ar, onde as lanchonetes podem solicitá-lo para levar esta mensagem a ainda mais gente.

Diretor Criativo

Giba Barros, Bernardo Tavares

Diretor Criativo Executivo

Giba Barros, Bernardo Tavares

Diretor de Arte

Tiago Monte, Giba Barros

Designer

Angela Peres

Redator

Bernardo Tavares

Marketeer

Arthur Iervolino

Diretor Fotografia

Ricardo Gregorio

Realizador

Giba Barros

Ilustrador

U.IVO

Fotografo

Ricardo Gregorio

Data de início de veiculação do trabalho

20.12.2023

Responsável

20.12.2023
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Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

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