DESIGN

Deadinbeirute

Prata

A. BRANDING. Naming

Em resposta a este desafio, desenvolvemos o conceito global do livro Unwanted – título, abordagem conceptual e design editorial. Para preencher a lacuna entre a inexistência e a tangibilidade de cada projeto, adotámos uma abordagem de "vandalização suave" (lembrando a ideia de rejeição), presente em algumas páginas do livro. Além disso, implementámos um sistema editorial distinto e complexo que organiza os projetos de forma antológica, apresentando-os num estilo de "portfólio", conferindo a cada um a dignidade e a organização necessárias para o seu entendimento e apreciação global.

Ao longo das últimas décadas, a S+A (Saraiva+Associados), uma das principais empresas portuguesas de arquitetura, concebeu uma ampla variedade de projetos que, por diversas razões, nunca chegaram à fase de construção. De maneira atípica e não convencional, optaram por compilar estes projetos num livro, oferecendo-lhes uma vida e a oportunidade de se tornarem (finalmente) públicos.

É uma obra extensa, com cerca de 800 páginas, distribuída internacionalmente, que valoriza o significativo investimento de tempo e talento dedicados ao desenvolvimento destes projetos. Valoriza igualmente a arquitetura concebida por arquitetos portugueses, enquanto traz à luz do dia a reflexão sobre a relevância das ideias que não avançam para além do papel. No caso da arquitetura, cujo objetivo é a materialização física do que é projetado, estas ideias são frequentemente excluídas da apreciação pública, o que as torna injustamente inválidas, não escolhidas, ou vistas como erradas, apesar do seu valor.

Marko Rosalline

Marta Sousa