DESIGN

José Mendes

Ouro

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

O círculo com uma janela, o olhar pela lente do fotografo. Este conceito está espelhado por todo o livro, desde a capa, os separadores que organizam o livro por cores, registando os tons das fotografias que revelam um pormenor fotográfico. Ao tipo de letra desenhado exclusivamente para o projecto onde a letra I e J revelam esse detalhe. A organização cromática das fotografias revelam um ponto de vista sobre os Açores único, uma paleta cromática que reflete a autenticidade do território. O símbolo modernista "Arquipélago", é desenhado com uma abstração formal das ilhas, reforçando a identidade do livro com o tipo de letra exclusivo. Foram usados vários papeis e materiais neste objecto, onde foram impostos alto relevo seco, estampagem a quente, cortantes e impressões offset e digital.

Desenhar um livro de fotografia chamado "Arquipélago" para o fotógrafo Ricardo Lopes, um registo fotográfico fruto de uma exploração de 5 anos nos Açores pelo fotografo. Desenhar um objecto com uma identidade visual para que este possa ser reconhecido e marcar, para poder continuar além do livro em outras edições e outros suportes futuros.

Um objecto autoral único, com uma identidade visual forte. Com um olhar e pensamento sobre o arquipélago dos açores. Para além do registo fotográfico, este apresenta um conjunto de textos escritos sobre cada uma das ilhas, impressos num papel "uncoated" descodificando o símbolo modernista "Arquipélago". O livro é vendido ao público com um objecto singular, mas na encomenda limitada do seu patrocinador apresenta-se dentro de uma caixa de arquivo forrada e estampada com o mesmo tecido do livro, esta contém uma fotografia numerada e assinada pelo autor. Foram produzidos 2 Tote bags para este conjunto, um serigrafado e outro com bordado dos açores, para além de estacionário com a marca Arquipélago. Brevemente tudos este conjuntos exclusivos estarão disponíveis online.

José Mendes, Ricardo Lopes

José Mendes, Ricardo Lopes