PUBLICIDADE

Uzina

Shortlist

B. RÁDIO. Spot de Rádio

15 anos e quase 4 milhões de visualizações depois, resgatámos um dos virais mais famosos de Portugal: Anabela de Malhadas. A ouvinte que — apesar dos esforços do locutor — se tornou popular por não conseguir acertar num valor, era o que precisávamos para reforçar os novos preços baixos da IKEA. Assim, depois de atravessar gerações, inspirar notícias, reacts e até remakes no TikTok, Anabela de Malhadas deu origem à Anabela…da IKEA. Lançámos a ideia num spot de rádio onde retratámos a situação, personagens e parte do discurso do clássico de YouTube para comunicar os preços baixos da IKEA. Vozes, palavras e interjeições foram reproduzidas para conservar o imaginário do vídeo “Anabela de Malhadas” e o valor que no original era “mais para a frente, Anabela” tornou-se “mais para baixo, Anabela.”

Depois de um período marcado pela inflação, onde a IKEA se viu obrigada a aumentar os preços, chegou finalmente a hora de reforçar o seu compromisso com o design democrático e baixar o preço de +100 produtos. Mas com todo o retalho a falar do mesmo, como podia a IKEA diferenciar-se e passar a sua mensagem num mercado onde o preço é tão importante fator competitivo? Como fazer as pessoas voltar às lojas num contexto económico ainda desfavorável? Como manter a percepção de design acessível e aumentar a venda de artigos “New Lower Prices"?

Mais de quatro e meio, Anabela! Visitação à loja: +15% Visitação online: +7% Artigos NLP* vendidos: +31K (face ao mesmo período de FY23) Revenue Produtos NLP*: +259K€ (face ao mesmo período de FY23) Métrica “Fits My Budget”: +1% (face ao período anterior) e manteve-se estável durante a campanha. *New Lower Prices O spot de rádio de apenas 20’’ garantiu retorno mediático, com direito a +2 min. orgânicos em horário nobre através da menção e reprodução na “Prova Oral”, de Fernando Alvim. Com o programa de rádio, “Anabela da IKEA” passou e ficou alojada em meios e plataformas como RTP Play, Antena 3 e YouTube. O sucesso foi tal, especialmente no X (ex-Twitter), que o spot de rádio ganhou uma versão digital com a publicação de um vídeo que alcançou: +465K reproduções +1.7K interações

Diretor Geral

António Roquette