CRAFT EM PUBLICIDADE

Bombom

Bronze

A. FILME. Edição

A SKOOLA é uma academia de música urbana em Lisboa para jovens entre os 10 e os 18 anos. 80% dos seus alunos são bolseiros em situação de risco e exclusão social. Em 2023, a SKOOLA perdeu o financiamento que assegurava a atribuição destas bolsas e corria o risco de fechar as portas. Para garantir a sobrevivência da SKOOLA, o ALDI contratou os alunos desta escola para criar o seu jingle de Natal. Com esta contratação, financiámos em €50.000 as bolsas da SKOOLA, garantido que ela continuava no activo, cumprindo o seu trabalho social através da música. Convidámos o músico Fred Ferreira para produzir o jingle dos alunos da SKOOLA com uma só condição: usar as bananas biológicas do ALDI como instrumento.

O ALDI é um supermercado diferente: é um discounter alemão que oferece, sobretudo, produtos de marca própria com uma boa relação qualidade-preço. Tem uma quota de mercado muito inferior à concorrência e o investimento que faz em comunicação é também muito mais pequeno. Como podia fazer a diferença no Natal e destacar-se no bloco publicitário mais concorrido do ano?

A campanha foi lançada em TV, cinema, rádio, digital e social media, acumulando milhões de plays e views em poucos dias. Nos primeiros dias de campanha, “Uma música de Natal diferente” foi ouvida por mais de 1 milhão de pessoas e, no total, somou mais de 3 milhões de visualizações (FB, IG, YT, TikTok, Spotify); alcançou quase 6 milhões de pessoas; e gerou mais de 31 milhões de impressões. O jingle serviu ainda de banda sonora para pequenos filmes de packshot durante a época natalícia. Além disso, o ALDI subiu para o Top 3 de supermercados na consideração dos portugueses (fonte: estudo de brand lift da Wavemaker). Mas, acima de tudo, com o donativo do ALDI, assegurámos a continuidade da SKOOLA.

Susana Albuquerque

Andreia Ribeiro