DESIGN

Havas Portugal

Shortlist

G. DESIGN AMBIENTES. Instalações de Marca

Este trabalho chama a atenção para uma falha comum: sendo que o lixo oceânico à superfície é frequentemente discutido, há também detritos substanciais por baixo do oceano. Ao centrarmo-nos neste aspeto menos visível, mas crítico, da poluição dos oceanos, a EDP alinha-se com as tendências globais de sustentabilidade, ao mesmo tempo que injecta uma nova perspetiva, demonstrando a sua abordagem com visão de futuro. Desse modo foi criada a BACKWASH - A loja dos objetos que ninguém quer. Uma loja online e física, feita em Madrid, em que demos a cada objeto retirado do oceano um custo, o número de anos que demora a decompor-se: o custo real para a Terra.

O desafio consistia em sensibilizar para uma problemática: A quantidade de lixo no oceano. A EDP comprometeu-se a produzir 100% de energia verde até 2030, usando o slogan "Nós escolhemos a Terra". E porque escolher a Terra é escolher os oceanos, criaram uma ativação de marca para posicionar a EDP como o principal fornecedor de energia sustentável do mundo, neste caso com uma parceria com a Oceanum Liberandum e um mergulho subaquático, com o objetivo de recolha de lixo do oceano.

Backwash, A loja dos objectos que ninguém quer, superou todas as expectativas, com 77% dos consumidores portugueses a considerarem esta iniciativa relevante, a par de mais de 230.000 visitas à loja. Os números não se ficaram por aqui, com a montagem de uma campanha global atingimos mais de 53 milhões de impressões, o que representa 5 vezes a população de Portugal. A EDP bateu 3 recordes mundiais do Guinness ao juntar 597 mergulhadores de todo o mundo para recolher mais de 3 toneladas de lixo. Esta loja mostrou a EDP como uma marca global com uma clara ambição de ter um impacto positivo no planeta, ao mesmo tempo que mudou a perceção dos consumidores.

Diretor Geral

Pedro, Graça