DESIGN

Município de Monção

MarkaBranka

B. DESIGN GRÁFICO. Poster

Pela singularidade da história e tradição, e como inspiração para a imagem gráfica do “Carnaval na Praça”, decidimos recriar “As Caretas de Riba de Mouro”. Trata-se do Entrudo de Riba de Mouro, um evento desaparecido que era realizado pela comunidade desta freguesia de montanha do concelho de Monção, com recurso a máscaras feitas a partir de materiais caseiros. A somar a isto, o “ribamourês, uma linguagem própria que esta freguesia desenvolveu, muito por influência da proximidade à Galiza. “Ben aí os máscaros!!! E tu cme raio quêres que te faça a careta? Faça-ma de papelôn, mais ponha-le um buraco grande na boca, xe nôn abafo”. Pegando no mote “Mostra a tua careta”, desenvolvemos um poster ilustrativo e transformável, que convidava a fazer a careta e desfrutar do “Carnaval na Praça”.

O “Carnaval na Praça” é um dos eventos mais lúdicos e recreativos do calendário cultural do Município de Monção, que envolve todas as gerações e visa, todos os anos, surpreender tanto os monçanenses como os visitantes. Para a edição deste ano, foi-nos pedido que fizéssemos uma abordagem ao lado mais tradicional do evento, com o objetivo de comunicá-lo como um ritual, baseando-nos em elementos iconográficos do território. Mais Entrudo do que Carnaval, pois "Entrudo" é a expressão que é mais usada nas zonas rurais e no norte do país.

Inserido no âmbito de uma Campanha Multimédia, o poster “Carnaval na Praça 2024 – Mostra a tua careta” procurou, também, abranger a vertente educacional. Neste sentido, além da comunicação online e offline, foi alvo de distribuição pelos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, Santa Casa da Misericórdia de Monção e Colégio do Minho – Polo de Monção, chegando a cerca de 1200 alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

Fábio Alves

Rafael Pereira, Marta Grilo