2 Design

Agência Indie ou Freelance

Atelier d'alves

C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Periódica

Dar a voz certa ao conteúdo da maneira mais eficiente exigia medir graficamente o tom que deveríamos dar à tipografia, fotografia e à ilustração. A tipografia cria um ritmo que mantém o leitor alerta com base em algumas “brincadeiras tipografias” no sentido de usar a palavra como imagem. A fotografia dá uma perspectiva real e crua da crise climática e as ilustrações uma narrativa alternativa das “histórias”. Toda essa mistura cria uma estética que empurra o leitor para um tema que não é bonito, mas que precisa ser tratado com o máximo respeito. A convivência/ convergência destes três eixos visuais permitem gerar layouts que são uma resposta ao conteúdo dos artigos e que vão habitando a revista de forma dinâmica e singular.

Ao longo de 2018, fomos sendo confrontados com a magnitude da crise climática e, ao mesmo tempo, observamos que as mudanças que surgiam não acompanhavam o ritmo da crise. Havia mais cobertura nos principais meios de comunicação social, mas muitas vezes a cobertura era focada em questões geográficas específicas ou contaminada por afiliações políticas. A Icarus queria portanto posicionar nos meios de comunicação como revista que analisa de forma profundamente as questões macro que envolvem as mudanças climáticas. O desafio era criar uma revista que atraísse o grande público e pudesse estar nas estantes das papelarias mainstream, mas que também se envolvesse e fizesse parte da nova onda de revista independentes.

A revista foi distribuída em várias pontos do globo em diversas superfícies de massa, como a WH SMITH travel (UK), Barnes and Nobles (USA), Mondadori (Itália) assim como em lojas com caracter mais independente como a Magculture e a Cahier Central (França), isto claro além da venda online através do site da Icarus onde revista esgotou em cerca de cinco semanas. Em conversa direta com algumas pessoas percebemos que o facto de a revista ter uma componente visual forte mas que não se sobrepõe ao conteúdo foi essencial para que a mesma funcionasse em diversos contextos e de forma democrática.

Sergio Alves

Sergio Alves, Cátia Lima