PREVINT™ Violentómetro
3 Digital e Social
F. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

Título da peça

Violentómetro (Medidor Visual de Violência Interpessoal) — Programa de Intervenção PREVINT™

Anunciante

UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Agência

Agência

Agência

Bürocratik
https://burocratik.com/

Ouro

F. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

Briefing

O site foi estruturado especificamente para que a população adolescente tenha contacto, de forma interessante, a contextos de violência nas relações interpessoais que resultam invariavelmente em danos físicos e psicológicos. Recorre a fortes elementos multimédia, para capturar a atenção dos alunos, nomeadamente: — Ilustração e animação de 30 cenários de violência. — Música feita à medida, em que cada momento da agressão é acompanhado por uma tecla de piano que persiste por vários segundos. Desta forma a agressão é sempre sinalizada pela música. — Audio design e field recordings de suporte a cada contexto, por forma a dar um nível extra de realidade aos cenários ilustrados. — Voz off, de ambos os sexos, para retratar e contextualizar o primeiro contacto com o cenário de violência.

Descrição

PREVINT™ — Programa de Prevenção da Violência Interpessoal pretende sensibilizar adolescentes e adultos para contextos de violência nas relações interpessoais. Recorre a um mediador visual dividido em três espectros, com 10 níveis em cada, intitulado “Violentómetro” e tem como objetivo sensibilizar e alertar a comunidade para que pedir ajuda seja sempre o primeiro passo. Pretende-se ilustrar e animar 30 comportamentos violentos, em ordem crescente de gravidade, de forma imersiva e impactante e, por outro lado, desenvolver a ferramenta online para as escolas nacionais monitorizarem a intervenção do programa que vai aplicado ao longo de 2020/2021.

Resultado

Até ao fim do ano lectivo corrente o projeto vai envolver 14.000 estudantes. Com mais de 154 escolas inscritas no projeto (continente, Açores e Madeira) espera-se que o número total de pessoas intervencionadas ultrapasse as 40.000 (95% das quais adolescentes). O próximo passo é a adaptação para o ensino pré-escolar (4-5 anos) e básico (8-9 anos). Portugal, Índia e USA são os países que contabilizam mais acessos de um total de 164. Desde o lançamento o site já teve mais de 350mil views, 49mil sessões com um tempo médio de 3 minutos por visita. Apesar de dirigido à sociedade Portuguesa o site foi traduzido e adaptado para a comunidade internacional. Ganhou SOTD Awwwards 21 Nov 2019 e FWA Award 02 Dez 2019. Foi igualmente finalista para SOTM (Site do mês) de Dezembro dos Awwwards.

Link para o Projecto  →

Diretor Criativo

Adriano Esteves

Diretor Criativo Executivo

Bruno Amorim

Designer

Bruno Amorim, Bárbara Nogueira

Redator

Pedro Tavares - Ghostwriter

Programador

Daniel Vaz, Marco Ribeiro, João Matos, Tomé Gravato

Estratega

Adriano Esteves

Arte Finalista

Adriano Esteves

Ilustrador

Adriana Pereira, Bárbara Nogueira, António Lourenço

Sound Design

Kevin Pires

Data de início de veiculação do trabalho

13/09/2019

Responsável

13/09/2019
PREVINT™ Violentómetro
cover.jpg
Please provide a valid video URL
facebook-post-29-mutilar.jpg
facebook-post-25-forcar-uma-relacao-sexual.jpg
facebook-post-18-empurrar.jpg
facebook-post-6-culpar.jpg
prevint-04.jpg
prevint-03.jpg
prevint-02.jpg
prevint-01.jpg
Please provide a valid video URL
PREVINT™ Violentómetro

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro
PREVINT™ Violentómetro

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile