2 Design

Agência ou Produtora Sócio CCP

Silvadesigners

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Crime e Castigo, que rouba o título a um clássico de Dostoievski, que podemos assumir como um pioneiro do género, atravessa 100 anos da história das artes visuais portuguesas, de 1909 a 2008. É uma exposição e um catálogo baseados nas investigações do seu curador e no seu acervo pessoal. Ao longo de 224 páginas, com um projeto gráfico apurado, simples mas vigoroso, revela muitos dos seus maiores criadores, que deixaram a assinatura nas emocionantes ilustrações que criaram, ou a esconderam no anonimato, acompanhando a incrível multidão de pseudónimos de sabor anglo-saxónico que muitos escritores portugueses utilizaram, por esperteza comercial ou vergonha, o que nos deixa ainda muita pesquisa detectivesca por continuar.

A literatura policial esconde um belo pedaço da riqueza da ilustração editorial portuguesa. O género Policial apesar de muitas vezes desvalorizado, tal não acontece com a ilustração associada à publicação impressa. Das cinematográficas cenas de pancadaria dos anos 10 de Alfredo Morais, ao realismo «série B» com que a Agência Portuguesa de Revistas inundou o mercado a partir dos anos 50, passando pela erudição gráfica das capas da Vampiro do pintor surrealista Cândido Costa Pinto, o panorama histórico da ilustração da literatura policial revela, a par da excitante morbidez do tema, a inesgotável liberdade autoral de designers e ilustradores que, mais que delimitar um género de ilustração temática, se limitaram a manifestar as suas convicções estéticas, enraizadas no seu tempo e espaço.

Jorge Silva, Filipa Oliveira

Arte Finalista