2 Design

Bürocratik

Bronze

C. DESIGN EDITORIAL. Publicação Corporativa

Com um universo de 4 catálogos set—dez, jan—fev, mar—abr e mai—jul, e com uma produção de 5000 unidades de cada, as restrições de budget eram compatíveis com o uso da gama de papéis de cor reciclados GF Smith Extract para as capas, impressão a 2 cores (preto e cor oponente da capa) e miolo em papel fino de 70g que gera composições imprevistas através da transparências do papel. As cores usadas foram GF Smith Extract: Coral, Mustard, Shell e Acqua, de tamanho variável e com uma estampagem com o logo a acompanhar a área disponível. A nível de famílias tipográficas usou-se o trio Serif Klim Tiempos, Grostesca Google Work Sans e a monoespaçada Space Mono. As edições de mar—abr tem dois suplementos END e ABRIL DANÇA EM COIMBRA como posters desdobráveis colecionáveis.

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) sempre prezou a componente design editorial da sua programação. Nos últimos anos contudo, a Agenda tornou-se uma peça menos relevante quando comparada com os seus pares. Depois das épocas 2016-2017 terem colecionado prémios a nível mundial (Fedrigoni Top Award 2019, Clube de Criativos Portugal 18, ADC*E 2018 e European Design Awards 18) a edição de 2018—2019 tem uma dinâmica de capa variável em sintonia com o website e peças de motion graphics aliada a um novo design e paginação.

O sucesso das peças foi absoluto, com um esgotar sucessivo das tiragens e com pedidos para comprar peças individuais produzidas. Foi referido que a peça passou a objeto de arte com pessoas a levarem 2 cópias, uma para usar a outra para guardar. Quando assim é fica sempre vontade de lutar para desenhar peças onde o design, ocasionalmente, consegue ser um ponto alto de instituições de cultura com todas as suas restrições de verbas.

Diretor Criativo Executivo

Bruno Amorim

Pedro Lopes, Adriano Esteves

Marisa Santos TAGV