Pias
2 Design
D. PACKAGING. Rótulo

Título da peça

Manifesto pelos verdadeiros vinhos de Pias

Anunciante

Vinhos Margaça - So. Agrícola de Pias, S.A.

Agência

Agência

Agência

Rita Rivotti
https://ritarivotti.pt/

Prata

D. PACKAGING. Rótulo

Briefing

Agrária, os camponeses ocuparam terrenos e herdades. Soaram trompetes de vitória e a conquista tornou-se uma bandeira da revolução. Passaram a chegar autocarros cheios de revolucionários que queriam ver de perto o sucesso do movimento. No regresso, levavam vinho de Pias para celebrar. O país passou a reconhecer o nome da vila e a situá-lo no mapa. Em 1980, é devolvida a adega e metade da propriedade à família Margaça, que só recupera a outra metade em 1989. Voltaram a deitar mãos à terra, recuperaram as vinhas, modernizaram a adega para voltar a dignificar o vinho de Pias. Mas eis que a história se repete e a ocupação acontece, desta vez, é a propriedade industrial, a marca Pias que é tomada. A notoriedade alcançada pelos episódios revolucionários fez proliferar no mercado centenas de

Descrição

Com quantos homens se faz uma revolução? Com que palavras se escreve a luta? Com que vinho se comemora? Uma terra como uma bandeira: a Pias o que é de Pias! Este vinho tem dono, a Sociedade Agrícola de Pias. Este vinho é alentejano, produzido no concelho de Serpa. É nosso, é português. A colheita de 1975 teve o sabor da ocupação das terras. “A terra a quem a trabalha”, ecoava ao vento contra os latifundiários do Alentejo. Punhos erguidos como lanças. A história mudou à força. A Sociedade Agrícola de Pias fundada por José Luís Margaça, comerciante de vinhos da região de Torres Vedras, tinha-se instalado em Pias, em 1973, para aí plantar uma vinha e produzir os seus vinhos. Trouxe emprego e riqueza para a região. Dois anos depois, por conta do Processo Revolucionário e a Lei da Reforma

Resultado

marcas sob a mesma designação, muitas vezes sem que a produção tenha a sua origem na região ou no país. A Sociedade Agrícola de Pias viu-se desprotegida pela CVRA por não se tratar de uma Denominação de Origem Controlada. O INPI não se opôs a nenhum registo com o mesmo nome na mesma categoria. O seu vinho perdeu a identidade. A família Margaça voltou a arregaçar as mangas. Quis lutar para defender a sua terra, o seu vinho, Pias de seu nome. Contra as falsificações, cópias e apropriações, marchar, marchar! Faz-se a luta pelas palavras: a honrar Pias como uma legítima origem alentejana desde 1973. Faz-se a luta pelo design: com a identidade com que surgiu no mercado e, em edição limitada, com cartazes e símbolos da revolução. Faz-se a luta pela verdade: esta é a única e genuína marca de Pias

Diretor Criativo

Rita Rivotti, Pedro Roque

Designer

João R. Saúde

Data de início de veiculação do trabalho

09/04/2020

Responsável

09/04/2020
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