2 Design

freelance

Shortlist

A. BRANDING. Imagem Corporativa para Pequenas Empresas

Este projeto consistiu na criação da identidade visual da Galeria Ocupa!, iniciativa que pretende repensar o conceito de galeria e acolher novos talentos. Tratou-se de projetar toda a marca, desde o nome, a identidade gráfica e a estratégia de comunicação. O primeiro local de ocupação tem vindo a ser —entre outros—um talho. Era importante não "prender" a marca ao local, tendo em conta a natureza itinerante do projeto. A incerteza do local e o elemento de clandestinidade foram os factores fundamentais que guiaram a identidade visual. Para refletir estes elementos recorreu-se ao Letterpress —onde, por vezes, não se dispõe das letras todas necessárias para completar uma composição. Este método serviu de mote para aquele que viria a ser o logotipo da Galeria Ocupa, que originou tudo o resto.

A Galeria Ocupa é um projeto que pretende OCUPAR e repensar locais, apropriando-se das suas características, tornando-as parte do espaço expositivo. Deste modo o sítio escapa à circunstância da galeria-cubo branco, vendo alterada a condição do seu espaço arquitetónico, neutro e seguro. Assim, este é um contra-lugar que faz do vazio, do não ocupado, um lugar do possível, a partir de um lugar inusitado. A galeria OCUPA o espaço existente, com uma lógica alternativa, oferecendo-o como lugar-laboratório à criação artística. A ocupação deste espaço possibilita abrir a galeria a uma relação com a cidade, criar laços com a comunidade e instituições próximas. Este projeto subverte as “regras” da galeria para afirmar o seu lugar e a sua identidade visual deve ecoar essa subversão e ocupação.

Jorge Araújo

Jorge Araújo