3 Digital e Social

McCann Lisbon

Shortlist

F. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

As eleições europeias têm normalmente 60% de abstenção. Mas, neste caso, o voto tinha o poder de pôr as pessoas certas no Parlamento Europeu, abrir fronteiras e salvar vidas. Foi isso que quisemos mostrar com a campanha. Recorrendo a imagens reais, confrontámos a pessoas com a situação dramática dos refugiados. E alertámos que ficar parado não era opção, porque milhares iriam ficar sem salvação. Com a força das imagens mostrámos que o voto tinha poder para transformar esta situação.

A crise dos refugiados extremou posições na Europa: de um lado a solidariedade, do outro o ódio e xenofobia. Nas Eleições Europeias temia-se que aumentasse a intolerância no novo Parlamento Europeu. Por isso, a JRS, que está na linha da frente da defesa dos migrantes, pediu-nos uma campanha que apelasse ao voto pró-refugiados.

Apesar de não apelar ao voto em nenhum partido, a campanha é tão forte que foi bloqueada pelos media, com medo da reação da Associação Nacional de Eleições. Ainda assim, conseguimos estar em outdoors, nas faculdades e nas redes sociais. Miguel Duarte, o ativista da Humans Without Borders, juntou-se à nossa causa e cedeu-nos o filme de um resgate no mar. Os fotógrafos ofereceram as imagens. E Dino Santiago, que tem mais de 100.000 seguidores, publicou a campanha. Em Portugal, os partidos mais radicais não elegeram qualquer eurodeputado.

Rita Salvado

Beatriz Roque, Daniela Oliveira

João Taveira, Beatriz Roque

Arte Finalista