6 Meios
J. AUTOPROMOÇÃO

A parede que virou anúncio

MOP/Partners

Agência ou Produtora Sócio CCP

Shortlist

J. AUTOPROMOÇÃO

Pela linha de Metro passam diariamente milhares de pessoas. Pessoas que durante algum tempo ali ficam, paradas à espera do Metro, muitas vezes sem nada para fazer, numa marcha rotineira. Tendo o ‘Trust Risk’ como cunho identitária, decidimos estimular e trazer todas essas pessoas para fazerem parte da nossa ideia. A parede que nos foi destinada tornou-se num brainstorm colectivo, numa tela em branco sobre a qual qualquer passageiro da Alameda poderia contribuir com a sua criatividade, enviando para um número de whatsapp ideias, textos, fotos, até áudios, durante uma semana, conteúdo que serviu depois para criar o conto daquele parede que sonhava ser um anúncio e que ali ficou exposto durante a semana seguinte.

Para provar todo o poder, atualidade e potencial criativo do meio Out of Home, a MOP convidou e desafiou as 15 principais agências criativas em Portugal a fazer uma homenagem a este formato. Cada uma delas recebeu um formato único OOH e foi desafiada a fazer o que bem entendesse com ele. Sem guidelines, brandbooks nem briefings complicados. O convite foi feito na rua, claro, no exacto formato OOH que estava a ser cedido a cada agência, no caso da Partners, uma boca de túnel no Metro da Alameda.

Durante uma semana, um numero de whatsapp para onde os passageiros podiam enviar os seus conteúdos lançava o call to action. Depois foi criado um conto com base nas dezenas de conteúdos recebidos. O conto foi desenvolvido numa linguagem gráfica que se assemelhou ao universo do whatsapp, sendo a narrativa partida em caixas de diálogo e com a estética deste universo que foi o centro de toda a ativação.

Ivo Purvis, Vasco Thomaz, Pedro Lima

Rodolfo Garcia