5 Craft

Slowstudio

Ouro

E. AUTOPROMOÇÃO

Pelas mãos do chef Ljubomir Stanisic, nasceu em Portugal um rum com raízes ancestrais na Síria. Feito a partir da cana de açúcar dessas terras persas, envelhecido 2 anos na Serra da Estrela, incorpora a tenacidade dos refugiados que lhe dão o nome e a nobreza do carvalho onde estagiou. Estes são as ideias que dão o mote ao rum Refugees, que Nuno Correia imagina neste pequeno filme. A narrativa descreve a inspiração do chef para a concepção do Rum: a ambiência fria da Serra onde é feito e o musgo definem o tom inicial do filme. Já dentro da destilaria, sente-se o calor da caldeira do alambique, que liberta o vapor e dá a saborear a "Ljubo" e aos seus dois sócios o cálice com o rum. Num movimento de zoom in, entramos para o mundo dos ingredientes, que culmina no desvendar da garrafa.

Durante uma conversa casual com Nuno Correia, o chef Ljubomir Stanisic afirmou estar a preparar um blend de rum. A ideia de vários sabores coincidirem numa única bebida espirituosa fez com que a imaginação do realizador começasse automaticamente a pensar e a desenhar uma história. Como já era hábito de há uns anos, a Slowstudio oferecia um presente de Natal aos seus clientes, colaboradores e amigos, e a garrafa de Rum devia vir com esse vídeo que a contextualizasse. Era importante mostrar a causa e as influências do chef nascido na Bósnia, bem como o ambiente do local onde era agora feito, na Serra da Estrela. As características dos ingredientes, bem como o método como eram trabalhados servem para dar corpo a este Rum.

Depois de expedidas e oferecidas as garrafas, o vídeo de apresentação do produto foi lançado e a resposta foi muito positiva. Aos presenteados era-lhes dado o acesso para visualizarem o vídeo antes deste ser publicado para o público em geral. Tanto o presente, como o vídeo de apresentação têm como objectivo estabelecer e fortalecer as relações de confiança e amizade entre produtora e clientes, agências, colaboradores e amigos.

Produtor

Joana Martinho