3 Digital e Social

FunnyHow

Shortlist

F. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

Para anunciar a primeira edição do movimento em Portugal (3 de dezembro), criámos A maior mesa solidária do mundo: a primeira mesa digital de doações, que nos convida a sentar com causas sociais para ajudar quem mais precisa. Usámos a wall de Instagram do @givingtuesdaypt e criámos centenas de lugares com pratos vazios (posts com pratos vazios). Para conseguir um lugar à mesa, bastava ir aos destaques do perfil e escolher a causa social a apoiar. Por cada doação feita através do widget de doação, trocávamos um prato vazio da mesa por um prato cheio.

O fim do ano é um período marcado pelo consumismo desenfreado em todo o mundo. Uma época de saldos, festas, compras de natal, Cyber Monday e Black Friday. Com o objetivo de contrariar este consumo intenso, nasceu o Giving Tuesday, Um movimento de solidariedade global que celebra e incentiva à doação a causas sociais e ao próximo.

Contámos com a ajuda de mais de 30 influenciadores para espalhar a mensagem. A ação prolongou-se por mais 48 horas devido à quantidade de participações. Sentaram-se à mesa mais de 650 pessoas (doações públicas + anónimas) somando 250.000€ em doações. A ação foi considerada a melhor iniciativa Giving Tuesday a nível global.

César Sousa, André Sousa Moreira

André Sousa Moreira