Dos estudos ressalta que o Lidl tem algo muito especial e diferenciador face aos concorrentes: aqueles a quem chamamos de “clientes estrela”. Verdadeiros fãs da marca, ativos embaixadores e grandes experts e conhecedores dos produtos.
Sabendo que a recomendação sempre foi uma das formas mais eficazes de convencer alguém – certamente bem melhor que o auto-elogio -, fazia todo o sentido trazer esta verdade ao de cima e usar estes clientes para comunicar os benefícios da marca, ao mesmo tempo que lhes dávamos destaque em jeito de agradecimento.
E assim, sob o conceito “Ninguém nos vende como os nossos clientes”, este filme mostram clientes que defendem o Lidl de forma tão acérrima que podem ser facilmente confudidos com funcionários da marca.
Para uma grande fatia dos consumidores, o Lidl ainda é visto como uma escolha complementar para compras específicas e pontuais, o que resulta numa compra média baixa e num cabaz reduzido. Porém, a marca queria demonstrar que que é possível compor um cabaz completo, recheado de produtos com qualidade, novidade e surpresa, a um preço que não existe noutro local.
Sabendo que não há nada mais difícil do que mudar hábitos e comportamentos de compra “automáticos”, era necessário despertar a atenção das pessoas para este facto e convencê-las de que este pode ser o seu supermercado principal.
- A compra média aumentou 3,3%, face ao período homólogo.
- As categorias abordadas no filme aumentaram, em média, 17%, durante os primeiros dois meses do ano, altura de airing da campanha.
- O primeiro filme foi o mais bem-sucedida até hoje nas redes sociais, com 2 milhões de visualizações, 25 mil likes (mais do que todas as campanhas dos últimos 3 anos juntas), 1,6 mil comentários e 2 mil partilhas.
- Foi também o melhor resultado de sempre em agrado.
- As pessoas riram-se e reviram-se na verdade implícita. Afinal, todos conhecemos alguém assim.
- A campanha teve ainda o poder de tirar os clientes estrela do anonimato, fazê-los aparecer, de os tornar contadores de histórias Lidl e de reforçar o seu papel de militantes e defensores da marca, inclusive em posts da concorrência.
Diretor Criativo Executivo
André Martins, Hélder Romão, Eduardo Pastor, Gilberto Barros
Pedro Pinho, Francisco Barros, Ivo Martins
Tiago Canas Mendes, Rita Martins
Francisco Vidinha, Leandro Silva
Roger Serrasqueiro, Pedro Varela
Sound designer: Victor Mingates, Compositor: João Bruno Soeiro
Data de início de veiculação do trabalho
06/01/2020