3 Digital e Social

SA365

Shortlist

B. EXPERIÊNCIA DIGITAL. Conteúdo de Marca

Se não há rotina, improvisamos. O Continente cessou a comunicação comercial e, através da #RotinadeImproviso, transformou salas de estar em ginásios, o fogão em cozinha profissional e varandas em camarotes para concertos. Sendo a primeira marca a adaptar a estratégia de conteúdos nas redes sociais, a base da #RotinadeImproviso foi o relacionamento: com os consumidores e com os criadores de conteúdo. A colaboração com influenciadores, chefs de renome e os melhores artistas nacionais culminou na produção de uma canção original “O Coração de um País", pela voz de António Zambujo. O tema é um tributo à capacidade de resiliência dos portugueses neste período e a estreia foi feita com um vídeo que compila vários registos publicados ao longo das semanas de confinamento.

Durante o confinamento social, como ajudar os portugueses na adaptação a uma nova vida? Uma marca de confiança líder como o Continente tinha que surgir como uma fonte de estabilidade e soluções. Os portugueses tinham que se adaptar e o Continente podia ajudar, levando a casa de todos os bens necessários. E como comunicar num contexto de confinamento e distância social, em que as redes sociais surgem como um meio determinante no contacto com o cliente? Como fortalecer relações em quarentena? Tempos extraordinários exigem uma reinvenção da comunicação.

Mais de 5.5M utilizadores únicos foram impactados e a página assumiu a liderança no relatório de análise de Facebook do Sul da Europa no retalho, conquistando o maior envolvimento da comunidade com os conteúdos e registando um crescimento de 57% de interações face a 2019. Em dois meses foram mais de 55.409.000 impressões, 2.012.200 interacções e 5.217.277 utilizadores únicos impactados - 81,5% do total de utilizadores de Facebook em Portugal. Os vídeos com influenciadores geraram mais de 450 Mil visualizações em IGTV e, só nas redes dos artistas e influenciadores que participaram na iniciativa, somaram-se mais de 2 milhões de impressões.

Diretor Criativo Executivo

Ana Vilela